CARPE DIEM

Carpe Diem é uma frase em latim de um poema de Horácio, as “Odes" (I, 11.8) e é popularmente traduzida para “colha o dia” ou “aproveite o momento”. É também utilizado como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato, sem medo do futuro.

O texto a seguir é a minha própria abstração sobre o tema. Espero que seja de alguma forma proveitoso, sem que sua leitura possa substrair-lhes o precioso TEMPO para que dele possam usufruir da melhor maneira possível, como preconizado por Horácio.

Faça deste novo dia um reflexo de ti mesmo. Começa agradecendo ao Grande Arquiteto do Universo pela graça de poder vivê-lo.

Perceba em cada detalhe do novo dia a mão do Criador agindo com sabedoria.

Respira fundo e deixa tua mente sensibilizar-se com os matizes da criação. Agradeça… Inspira suavemente os perfumes do novo dia.

Com gratidão e alegria desperta teus objetivos para a jornada que se inicia. Aproveita este momento para conscientizar-te do imenso poder que tens dentro de ti para conduzir os destinos do teu dia.

Depois dessa infalível certeza, peça novamente ao Criador para iluminar e conduzir as tuas vontades.

Começa então a viver, com coragem e desprendimento, tua nova oportunidade de libertar a felicidade que mora dentro de ti.

Saboreia com intensidade todo e qualquer momento que terás em teu dia.

Permita-te pequenos desfrutes e alimenta teus melhores e mais íntimos e legítimos desejos, sem arrependimentos ou hesitações.

Deixa tua vida transcorrer com naturalidade e paciência.

Controla a tua ansiedade e procura superar as adversidades que possam surgir. Caminha com mansidão pelas trilhas que terás que percorrer e seja prudente, tolerante e fraterno, pois necessitarás destas virtudes em teu percurso.

Conceda-te breves momentos de pureza e mansidão, mesmo que isto te pareça desimportante e ainda que te sintas apreensivo ou inseguro.

Tua alma sempre anseia e se alegra com a franqueza e com a sinceridade de tuas ações e de teus pensamentos.

Mergulha profundamente em ti mesmo e te sentirás reconfortado ao perceber que a felicidade que procuras está bem mais perto do que imaginas.

Permita-te sonhar com os horizontes mais distantes que teus olhos puderem vislumbrar e o teu íntimo quiser.

Acredita! Mesmo que desconfies do destino seja perseverante e procura empenhar todos os esforços para realizar teus sonhos.

E mesmo quando tua nau pareça querer naufragar nos mares que terás que singrar neste dia preserva a coragem.

Consulta o Grande Timoneiro e confia na Sua decisão. Ele te fará transpor os mares mais revoltos e te conduzirá ao porto mais seguro.

E por fim, se dessa forma o teu dia puder transcorrer, tenha certeza que ele arrefecerá doce e suavemente.

Terás então, ao fim de mais uma jornada, a alegria de ter cumprido teu dever, de ter sido grato ao Criador e de ter aproveitado teu dia.

Se tiveres realizado com serenidade todas as tuas ousadias, terás por fim libertado a felicidade que amanheceu dentro de ti, e que dentro de ti permanecerá até repousares para descansar de tua missão. Carpe Diem!

***

(Publicado nos anais do XXIV Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES - Nouvelle Editora - Curitiba - OUT 2012)