A VIDA SERIA UMA ESCOLA E O MUNDO PROFESSOR (?!) ...
No texto anterior: O MUNDO SERIA PROFESSOR (?!) – 2 ... o qual transcrevo abaixo, antes de continuar a questão, digo:
Lembro que, quando fui criança (faz um tempão), lá no sítio em Salgueiro–PE, (no Sertão Central), os mais idosos (com maturidade) diziam que avida seria uma escola e o mundo o professor...
Entendo que isso tem um fundo de verdade, mas se faz necessário entender que não ensinam de forma sistematizada, nem dirigida.... Por isso, temos a realidade que temos onde muita gente prefere esse tipo de ensino ou se submete a ele...
Pessoas acham que a realidade seria ruim porque não depende do ser humano, acontece (por acaso?)... MAS, em meu achômetro, o ser humano contribui para que que as realidade seja ruim... E não me venha com churumelas ou justificativas...
Entendo que, aparentemente, a realidade acontece (e, pronto)... MAS, aparentemente, uma ponta de cigarro (um filtro), uma tampa de refrigerantes, um papel de balas, não teria nada a ver com uma inundação (em consequência de um temporal), mas, tem sim... Imagine que pessoas passem o tempo sem chuvas jogando junto com lixo, pequenos objetos nos bueiros onde a água da chuva irá passar (e são essas pequenas coisas que começam a entulhar os esgotos da cidade...
ASSIM, a realidade será fruto da ação do ser humano... É claro que DEUS é soberano e pode todas as coisas, mas pense se a realidade seria ruim porque não teríamos uma espécie de mordomo a remover pedras do caminho que o ser humano (em sua insensatez) vai deixando...
NÃO FOSSE A MISERIICÓRDIA DE DEUS, A MUITO JÁ TERÍAMOS PERECIDO...
Quero esclarecer que o motivo principal do assunto, tem a ver com a ideia do ser humano na sociedade contemporânea, achar que não precisa fazer nada que não tenha a ver com seus interesses... O melhor exemplo disso, é que conforme um livrete que estava lendo, nos states existe até uma lei que garante a pessoa (o direito) de não envolver–se em problemas alheios... Ou seja: Um marginal pode assaltar e matar alguém diante de mim e tenho o direito de não intervir em defesa da vítima... Entretanto, a realidade demonstra que os EUA não seriam o melhor modelo para formar verdadeiros cidadãos...
PENSE BEM:
PRIMEIRO: A realidade acontece (e, pronto)...
SEGUNDO: Aparentemente, uma ponta de cigarro (um filtro), uma tampa de refrigerantes, um papel de balas, não teria nada a ver com uma inundação (em consequência de um temporal), mas, tem sim... Imagine que pessoas passem o tempo sem chuvas jogando junto com lixo, pequenos objetos nos bueiros onde a água da chuva irá passar (e são essas pequenas coisas que começam a entulhar os esgotos da cidade... Entendo que, aparentemente, a realidade acontece (e, pronto)... MAS, aparentemente, uma ponta de cigarro (um filtro), uma tampa de refrigerantes, um papel de balas, não teria nada a ver com uma inundação (em consequência de um temporal), mas, tem sim... Imagine que pessoas passem o tempo sem chuvas jogando junto com lixo, pequenos objetos nos bueiros onde a água da chuva irá passar (e são essas pequenas coisas que começam a entulhar os esgotos da cidade...
TERCEIRO: A realidade será fruto da ação do ser humano... É claro que DEUS é soberano e pode todas as coisas, mas pense se a realidade seria ruim porque não teríamos uma espécie de mordomo a remover pedras do caminho que o ser humano (em sua insensatez) vai deixando...
Continuando a questão, A VIDA É UMA ESCOLA E O MUNDO O PROFESSOR???
A resposta é relativa porque depende do que a pessoa entenda por escola e professor... Conforme o primeiro texto da séria O MUNDO SERIA PROFESSOR (?!):
Entendo que isso tem um fundo de verdade, mas se faz necessário entender que não ensinam de forma sistematizada, nem dirigida.... Por isso, temos a realidade que temos onde muita gente prefere esse tipo de ensino ou se submete a ele...
Em meu achômetro, sendo o ensino (através da escola) de forma sistematizada e dirigida, através do professor, implica maior compromisso da quem ensina e de quem aprende... Diferente do sistemas em vigência que subtende determinismos do acaso, considerando as condições sociais do aluno... Por outro lado, haverá a interação discente–docente–discente, que, nas séries iniciais contribuirá pra maturidade do educando...
Lembro que, quando fui criança (faz um tempão), lá no sítio em Salgueiro–PE, (no Sertão Central), os mais idosos (com maturidade) diziam que avida seria uma escola e o mundo o professor...
Entendo que isso tem um fundo de verdade, mas se faz necessário entender que não ensinam de forma sistematizada, nem dirigida.... Por isso, temos a realidade que temos onde muita gente prefere esse tipo de ensino ou se submete a ele...
Pessoas acham que a realidade seria ruim porque não depende do ser humano, acontece (por acaso?)... MAS, em meu achômetro, o ser humano contribui para que que as realidade seja ruim... E não me venha com churumelas ou justificativas...
Entendo que, aparentemente, a realidade acontece (e, pronto)... MAS, aparentemente, uma ponta de cigarro (um filtro), uma tampa de refrigerantes, um papel de balas, não teria nada a ver com uma inundação (em consequência de um temporal), mas, tem sim... Imagine que pessoas passem o tempo sem chuvas jogando junto com lixo, pequenos objetos nos bueiros onde a água da chuva irá passar (e são essas pequenas coisas que começam a entulhar os esgotos da cidade...
ASSIM, a realidade será fruto da ação do ser humano... É claro que DEUS é soberano e pode todas as coisas, mas pense se a realidade seria ruim porque não teríamos uma espécie de mordomo a remover pedras do caminho que o ser humano (em sua insensatez) vai deixando...
NÃO FOSSE A MISERIICÓRDIA DE DEUS, A MUITO JÁ TERÍAMOS PERECIDO...
Quero esclarecer que o motivo principal do assunto, tem a ver com a ideia do ser humano na sociedade contemporânea, achar que não precisa fazer nada que não tenha a ver com seus interesses... O melhor exemplo disso, é que conforme um livrete que estava lendo, nos states existe até uma lei que garante a pessoa (o direito) de não envolver–se em problemas alheios... Ou seja: Um marginal pode assaltar e matar alguém diante de mim e tenho o direito de não intervir em defesa da vítima... Entretanto, a realidade demonstra que os EUA não seriam o melhor modelo para formar verdadeiros cidadãos...
PENSE BEM:
PRIMEIRO: A realidade acontece (e, pronto)...
SEGUNDO: Aparentemente, uma ponta de cigarro (um filtro), uma tampa de refrigerantes, um papel de balas, não teria nada a ver com uma inundação (em consequência de um temporal), mas, tem sim... Imagine que pessoas passem o tempo sem chuvas jogando junto com lixo, pequenos objetos nos bueiros onde a água da chuva irá passar (e são essas pequenas coisas que começam a entulhar os esgotos da cidade... Entendo que, aparentemente, a realidade acontece (e, pronto)... MAS, aparentemente, uma ponta de cigarro (um filtro), uma tampa de refrigerantes, um papel de balas, não teria nada a ver com uma inundação (em consequência de um temporal), mas, tem sim... Imagine que pessoas passem o tempo sem chuvas jogando junto com lixo, pequenos objetos nos bueiros onde a água da chuva irá passar (e são essas pequenas coisas que começam a entulhar os esgotos da cidade...
TERCEIRO: A realidade será fruto da ação do ser humano... É claro que DEUS é soberano e pode todas as coisas, mas pense se a realidade seria ruim porque não teríamos uma espécie de mordomo a remover pedras do caminho que o ser humano (em sua insensatez) vai deixando...
Continuando a questão, A VIDA É UMA ESCOLA E O MUNDO O PROFESSOR???
A resposta é relativa porque depende do que a pessoa entenda por escola e professor... Conforme o primeiro texto da séria O MUNDO SERIA PROFESSOR (?!):
Entendo que isso tem um fundo de verdade, mas se faz necessário entender que não ensinam de forma sistematizada, nem dirigida.... Por isso, temos a realidade que temos onde muita gente prefere esse tipo de ensino ou se submete a ele...
Em meu achômetro, sendo o ensino (através da escola) de forma sistematizada e dirigida, através do professor, implica maior compromisso da quem ensina e de quem aprende... Diferente do sistemas em vigência que subtende determinismos do acaso, considerando as condições sociais do aluno... Por outro lado, haverá a interação discente–docente–discente, que, nas séries iniciais contribuirá pra maturidade do educando...