O CANTO DOS ANJOS HUMANOS
Parece um disparate
Mas não é parece um absurdo
Entretanto é tudo verdade
E só não escuta quem é surdo
Por volta de 1585 na Espanha
Surgiram uns cantores com vozes
De passarinho que logo foram sem barganha
Engaiolados na Capela Sistina
Tinham vozes angelicais naturais de menina
Não por acaso mais por descaso sem rima
Tinham talento de sopranos naturais
Mais todos tinham gestos femininos
E não podiam contrair matrimonio
Já os que tinham vozes masculinas e
Eram considerados artificiais sopranos
Outrossim, subjugados pelos demais podiam casar...
Os de vozes naturais todos eles sem exceção
Já eram sopranos da Capela Sistina
Faziam parte do belíssimo coro
De talentosos passarinhos bstiais
Naqueles tempos de Bach
Havia concursos nos Tribunais Clericais
De Veneza e Roma para peças teatrais
Nesta época de pico havia milhares
De meninos entre sete e nove anos
E todos eram muito preciosos
Eram denominados de CASTRATI
Assim denominados porque tiveram
Seus testículos removidos por amor
Incondicional pela música sob o peso do horror
Antes de atingirem a puberdade como rebordosa
Uma vez que suas vozes poderiam ficar grossas
Com essa pratica se tornariam cor de rosa
Um adulto cantor com a voz de menino em verso e prosa
Alguns incômodos teriam que surgir
Pela falta de testosterona que deixaria de produzir
Sintomas irreversíveis como o crescimento exagerado
Da epífise ossos e articulações anormais das costelas
Que em contrapartida dariam a eles poder pulmonar
Irretocável e grande capacidade de respiração
Lógico que com um treinamento intensivo
Por amor a musica?! E sob a clave da mutilação...
Muitas vezes eles eram alimentados com ópio
Para não sentirem dor deixa-los alterados
Adormecidos durante a excisão...
Depois eram mandados para o Conservatório de Nápoles
Onde treinavam exageradamente inclusive
Na frente do espelho...
O primeiro Castrati foi encontrado na Espanha
Antes eram os falsettist e tinham o canto mais ágeis
Porem menos natural. Os debates teológicos eram sempre
Grandes por causa da cirurgia mutiladora mais a musica
Para a igreja era necessária como as árias
Até quem um dia o Papa Pio X por volta de 1903
Os baniu da Capela.
Tudo tem um preço e um contra peso
Mais este destino me lembrou da música
De Luiz Gonzaga Assum preto...
"Tudo em vorta é só beleza
Sol de Abril e a mata em frô
Mas Assum Preto, cego dos óio
Num vendo a luz, ai, canta de dor
Tarvez por ignorança
Ou mardade das pió
Furaro os óio do Assum Preto
Pra ele assim, ai, cantá de mió"