POEMINHA BOBO

Valdemiro Mendonça

-Miro... Miro está acordado?

-Agora estou. Um ouvido chato me acordou!

O que você quer?

-Só fazer uma pergunta.

-Esta bem: faça logo, pois, preciso dormir.

-Nós vamos morrer?

-E eu sei? Acho que vamos, porque perguntou isto?

-Não viu a expressão da doutora quando auscultou seu coração?

-Nem prestei atenção, estava inebriado com o perfume dela.

-O olho foi que me contou que viu uma ruguinha na sua testa.

- E você o que ouviu?

- Olhe não está nada bom, o coração bate duas vezes e resfolega uma depois bate três e falha outra e além disto, no momento que ela mediu sua pressão eu a ouvi murmurando baixinho hum, hum, hummmmmmm e fez aquela carinha de quem não gostou.

- Oras isto é porque ela ficou muito próxima de mim e a pressão subiu.

-Ahahahahaha agora vi, quem disse que idoso que toma remédios de pressão e remédios para diabetes ainda sente isto?

Ora, deixe de ser chato ouvido

você sempre me tira do sério,

deixe de ser enxerido.

Ela é linda,

faz qualquer paciente

ficar meio aturdido.

-Ahahaha você está nervoso, está rimando tudo.

-Isto é porque sou caipira e não por estar nervoso. Depois, ela é tem idade para ser minha neta, eu a vejo como se olhasse para minha filha. E penso nela como família, que tem um marido e filho.

-Tudo bem, não precisa ficar bravo, mas que parece velho apaixonado, parece!

Pode ser, mas, como inversão de fatores de idade, quando se tem sete anos vemos nossa primeira professora como sábia, atenciosa, e linda. Somente porque ela nos dá a atenção que nossa mãe deixou de dar e desviou para os irmãos menores. Sessenta anos depois volta esta impressão quando entramos no consultório e ela, “a linda doutora” reservou para nós aquele sorriso jovem e aquele jeitinho de me tratar como um homem normal que não é doente e nem idoso. Pena que quando era a professora, tínhamos a certeza de vê-la no outro dia e a doutora, é três meses, às vezes cinco. E não temos certeza de que a veremos de novo.

- Hummmm, ahahahaha fala dela como a fada dos desenhos da Disney, o paciente esta babando!

- Deixe de ser bobo ouvido

sou um velho ciente e consciente.

Ela faz o seu trabalho,

é assim com todo paciente.

–Ahahahahaha está rimando de novo e desta vez com pleonasmo ciente e consciente ahahahahahah.

- Você me tira do sério, quantas vezes vou ter de lhe dizer que eu nasci, cresci e vou morrer caipira.

Depois a doutora não é só boazinha, não lembra daquele momento que ela ficou séria e me olhou como se eu fosse um menino arteiro e desfilou aquele rosário de coisas que eu tenho de fazer? Só pode chupar uma laranja, se achar que quer mais, então pegue a laranja esprema e coloque água e adoçante, "açúcar de jeito nenhum" e de três em três horas você está liberado para comer um biscoito de água e sal ou um pão e um copo de leite... “Desnatado”! No almoço só verduras alface, couve, agrião, serralha, rúcula... “rúcula? credo!” Isto aí você pode comer à vontade, pois folhas verdes não engordam! Ah tá, se não engordasse as vacas eram magrinhas, elas só comem ervas verdes! Os infelizes dos bois comem tanto verdes e engordam tanto que vão para o açougue. Droga quando ela disse que um biscoitinho de água e sal é o mesmo que um pãozinho francês eu não acreditei, mas depois que comecei a comer, vi que ela está com a razão, com a vantagem do biscoito não dar flatulências ahahaha. Única coisa que eu detesto é quando ela deixa de ser doutora e vem pra cima de mim como toda mulher, chegou a meter aquele dedinho na minha cara para perguntar: foi no urologista para o toque na próstata? Droga, todo mundo quer saber se eu fui lá, eu respondi a ela: pois é... Mas... Tá doutora pode deixar eu vou lá sim, prometo! Vou acabar tendo de ir mesmo, que chato, até os caras que foram ficam me dizendo que eu tenho de ir, eles falam rindo e nada me tira da cabeça que eles acabaram foi gostando da coisa. Eu vou é nada... É mas minha esposa já está até querendo pedir divórcio dizendo que eu sou ignorante... Vou ter de ir mesmo, droga. Mulheres acham que tudo é fácil, elas encaram tudo como realismo necessário e aceitam numa boa, se tem de ser feito: faça-se. Droga... Elas não sabem quanto é difícil para um velho caipira do tempo antigo se prestar a isto, tá é necessário! Mas puxa vida, pode até ser fácil para os homens de hoje que estudam muito e assimilam estas coisas como naturais... Mas um caipira? É, mas vou ter de ir, eu prometi, antes não tivesse prometido... Ta bem, eu vou, mas me dê um tempo.

- Coitado de você Miro, aliás, coitados de nós, porque este tempo é que não temos, pois, estamos é no fim da jornada, agora só resta mesmo é enfrentar a mulher da foice.

-É ouvido, você está certo, mas uma coisa ainda podemos fazer, ah-ah ah.

-O que Miro?

Meus olhos, você ouvido e minha mente... “A alma também”! Podemos nos unir para namorar a belezura da nossa doutora.

-É Miro tem razão! Vamos dormir?

-É, vamos sim, boa noite ouvido, boa noite velha inteligença, ou seria caduquice? Boa noite alma.

Trovador

Trovador das Alterosas
Enviado por Trovador das Alterosas em 20/04/2012
Código do texto: T3623347
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.