QUEM VÊ CARA NÃO VÊ CORAÇÃO.
Por Carlos Sena
Por Carlos Sena
Nem precisa. Cara é cara e coração é coração. Nem tudo está na cara, como nem tudo tem cara para a gente se mirar. “Mirem-se nas mulheres de Atenas” que talvez seja melhor. Falando em mulheres, as brasileiras se miram pouco. A julgar por Nelson Rodrigues que admirava mulheres, mas não parecia. Se fosse de fato como parece não teria dito: “a mulher pode não saber por que está apanhando, mas o homem sempre sabe por que está batendo”... Estranha mulher, essa que Nelson escreveu e que tanto fazia questão de se dizer fã delas. Quem vê cara não vê coração, mas o coração das mulheres dificilmente se vê e tampouco se chega lá. Se coração é terra que ninguém anda, essa possibilidade aumenta em dez, segundo os especialistas em mulheres.
Quem vê cara não vê coração e nem é necessário. A convivência plural é forte ingrediente para se aprender que não se deve crer no verniz, na casca, na aparência. Homem ou mulher não se deve buscar a cara como forma de conhecimento. A dimensão do homem vai além do que se vê; a dimensão da vida vem aquém do que não se vê. Pra se ver a realidade os olhos da alma são mais apropriados do que aqueles que se utiliza para vê o coração. Enquanto houver coração que apanha, segundo Nelson Rodrigues, há coração que bate. Bate forte de paixão, bate forte de tesão, bate forte.
Quando o coração bate forte, o fraco desempenho das batidas da alma tende a ficar mais fraco ainda até que um dia, fragmentado pela ilusão se perde por entre as rugas do rosto que se perde no horizonte como se pudesse ser encontrado pelos anjos. Por isto, melhor não vê coração. Cara a cara é melhor. Olhos nos olhos são melhores. No princípio são os olhos que as mulheres enfeitam para conquistar os homens ou porque há homens que buscam suas almas nos olhos das mulheres. Mirem-se nas mulheres de Atenas. Falenas. Obscenas. Sim ou não, musica ou canção, cara e carão, cama e caminhão se jogam no despenhadeiro... Portanto, se você está a costumado a ver cara e nunca vê coração, corra. Corra porque lhe deram o aprendizado errado. Quem vê cara não vê coração....