A felicidade é uma estrela

Se a felicidade é uma estrela, então se presume que o Universo é logo ali. Um horizonte repleto de estrelas pode significar que existe felicidade a revelia no espaço. Mas por outro lado, se existe tanta felicidade nesse Universo sem fim, por que ainda existem tantas pessoas infelizes no Mundo?

Antes de tentarmos a definição da pergunta em questão, temos que se aventurar para se conhecer essa tal felicidade. Para alguns, felicidade é o que se encontra atrás dos montes, ou seja, você deve dar uma de alpinista para se tentar chegar ao topo do monte e concretizar um sonho. Para outros como Jerônimo Mendonça, da pequena Ituiutaba, Minas Gerais, que foi um dos maiores exemplos de humanidade e de humildade desse país, diria “que felicidade para ele seria apenas ‘ virar de lado’”. Jerônimo para quem não sabe e nem conheceu, viveu “uma eternidade” no leito de uma cama sem poder se mexer e quando interrogado sobre felicidade, respondeu aquilo que para muita gente era tão simples.

E o mesmo Jerônimo Mendonça disse ainda que “a felicidade é o último degrau de um edifício”. Imaginamos a facilidade de se atingir um edifício de 10 andares subindo pelo elevador e atingirmos a felicidade rapidamente. Acontece que esse edifício de Jerônimo não teria elevador, e você teria que subir degrau por degrau para se chegar ao topo. Cada andar desse edifício teria um obstáculo a superar e quando se alcança o topo, ainda assim, veremos que nada somos e que o alcançamos não passou nada mais do que um dever.

O que não se pode esquecer, é que quando atingimos o topo do edifício, estamos mais próximo das estrelas, e conseqüentemente, do Universo. E se a felicidade é uma estrela, nós seriamos felizes por estarmos tão pertos das estrelas? Evidentemente que ao comparar ou definir a felicidade a uma estrela, faço no sentido figurado para que o leitor saiba e encontre dentro de si a sua resposta quando perguntado se é feliz.

Voltando no início, por que ainda existem tantas pessoas infelizes no Mundo? A meu ver é por que as pessoas buscam para fora o que está dentro de cada um. "Você não pode ensinar nada a um homem; você pode apenas ajuda-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo”. (Galileu Galilei).

A felicidade não é um objeto que se pode tocar e que você pode vender ou comprar quando não lhe é conveniente. A falta de compaixão e o excesso de egoísmo podem transformar as pessoas e leva-las para o mundo da infelicidade. Quando se sente à infelicidade, é porque he falta algo, a pessoa se apossa de um sentimento ruim, de inferioridade e nada satisfaz. Se o seu semelhante não é feliz como você pode ser feliz?

Vejamos o que diz Boane, do livro Prosa Política e Filosófica de Heinrich Heine, Civilização Brasileira, 1967, página 41: “Nada é duradouro, a não ser a mudança; nada é consistente, a não ser a morte. Cada batida do coração causa-nos uma ferida, e a vida seria uma eterna sangria, se não houvesse a arte do poeta. Esta nos concede aquilo que a natureza nos recusa: uma idade de ouro sem ferrugem, uma primavera sem murchar felicidade, sem nuvens e eterna juventude”.

"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos; há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam; Mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossa vida e nos marcam para sempre.". (Cecília Meireles). A grande poetiza foi enfática e num pensamento que só um gênio pode ter, definiu a forma de cada um deixar sua marca e sem ter que provocar disputas e competir.

A felicidade pode ser sentida num gesto singelo ou numa palavra dita no momento certo e na hora certa. "Muitas pessoas perdem as pequenas alegrias enquanto aguardam a grande felicidade”. (Pearl S. Buck).

Felicidade em dois tempos?

Para mim, a definição de felicidade deve ser classificada em dois tempos: material e espiritual. Materialmente falando, a felicidade se define por instantes passageiros ou simplesmente momentos felizes. Nessa fase tudo passa e tudo se acaba. Espiritualmente, se referindo as outras dimensões, a felicidade consiste no seu sentido mais amplo, verdadeiramente. É possível alcançar o êxtase e dividir em igualdade, sem receios ou egoísmo. Nesse plano de vida, a felicidade é vivida e compartilhada fraternalmente e nunca se acaba.

Ah! Se eu pudesse viajar mesmo em forma de pensamento, até o além e me desprendesse totalmente e tivesse autorização para voltar e contar a todos a experiência dessa felicidade, com certeza, iríamos refletir e viver de forma diferente. É importante ressaltar que a felicidade vivida no plano material se completa no plano espiritual, e atinge gradativamente a escala da evolução.

Diz o grande mago Paulo Coelho: “Só quem é feliz pode espalhar a felicidade”.

"O tempo é muito lento para os que esperam, muito rápido para os que tem medo, muito longo para os que lamentam, muito curto para os que festejam. Mas, para os que amam, o tempo é eternidade.!" (William Shakespeare)

"A felicidade do ser humano não esta em conquistar seu semelhante, e sim, em dedicar-se a ele."

"A beleza física passa depressa, mas a beleza da alma e do caráter adquire com os anos novos encantos."

"Pensamos em demasia e sentimentos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade; mais do que inteligência, precisa de afeição e doçura."

"Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz"

"Para ser feliz, nada melhor que trocar preocupações por ocupações”.

"O prazer dos grandes homens consiste em fazer outros felizes"

Para se obter a felicidade verdadeira é preciso subir a escalada do amor, da compreensão, da fé, do perdão, do desprendimento da forma que nos ensinou Jerônimo Mendonça. Em síntese, a felicidade está dentro de cada um de nós. Uns descobrem mais rápido, outros demoram mais e outros ainda passam por ela e não tem o poder de percebê-la, senti-la, simplesmente a ignoram. Se casa ser compreendesse que não se pode ser feliz convivendo com a infelicidade alheia e contribuísse mesmo que de forma tão pequena, certamente, estaria construindo os andares que se chegam a felicidade.

O dinheiro é preciso e pode modificar a vida das pessoas, do mais simples cidadão até o mais modesto dos homens, mas não pode oferecer a felicidade. O dinheiro oferece “status” ao homem, destaques nas colunas sociais dos principais tablóides, belas mulheres, praia, festas, confecções da moda, compra tudo na vida, mas não pode comprar a felicidade.

A alma possui mistérios que fogem do alcance do homem, desde a imortalidade até o renascimento. O corpo se desfaz, a alma sobrevive. Esses segredos sugerem ao homem trilhar os caminhos de outra dimensão e o leva a buscar superar sua própria capacidade. Como diz a canção.... ”Felicidade, brilha no ar, como uma estrela, que não está lá”.

Particularmente, eu sonho e acredito que um dia eu hei de sentir demoradamente o prazer da felicidade eterna e lutarei com todas as forças para não deixa-la partir. É claro que é apenas um sonho. rs

Felicidade Plena

O amor me fez triste

Partiste numa noite sem luar

Desde então,

Eu vivo perdido e

Loucamente

Apaixonado

Não sei como fui perder

A doçura desses lábios que

Foram o meu prazer

Eu só sei viver

Pra você

Eu só sei me entregar

Pra você

Eu só sei amar

Você

Eu sei que sem você

Eu vivo sempre distante

Tudo é tão diferente

Meu coração ausente

O amanhecer e triste

A saudade me faz sofrer

A solidão me traz dor

E o retrato da doce meiguice

Aquece o meu peito um calor

É um sentimento que não se esquece

É amor

Com você

Eu vivo cada instante

Sinto minha alma presente

E o meu sorriso constante

E a felicidade é plena pra sempre

Eu não consigo me ver

Sem você

Eu nunca vou te esquecer

Uma energia eu sinto

A infiltrar pela pele

Minha alma se liberta desse labirinto

Que por muito tempo, foi o meu sofrer.

E o meu corpo flutua no universo

Que é o infinito, me faz me perder.

Eu me sinto só

Sem um corpo pra sonhar

Eu me sinto perdido

Sem um ombro pra chorar

O meu peito dói, sinto queimar.

Sem um coração pra me amar

Edimilson Eufrásio
Enviado por Edimilson Eufrásio em 27/02/2012
Código do texto: T3522688
Classificação de conteúdo: seguro