SER PROFESSOR
SER PROFESSOR
(((Este texto traz um “quê” de analogia com a redação:
“A FORMAÇÃO DO EDUCADOAR, da poetisa AMETHYSTTE;
assim como com o artigo:
ATÉ QUANDO?, do poeta PEDRO CAMPOS)))
O professor não deve ser visto como mero transmissor de conhecimentos
mas sim como um criador de textos, às vezes não escritos,
que ocorre no interior da sala de aula.
O professor e aluno têm que manter um laço de amizade,
o professor transmite o aluno capta
A cada dia uma nova aprendizagem em nossa vida.
Ao ensinar aquele que chamam de professor também aprende,
assim se transforma um circulo continuo.
O verdadeiro professor é aquele que ajuda o aluno a encontrar as respostas
sem em nenhum momento mostrar onde essa resposta está
É criativo e capaz de ver no aluno o conhecimento prévio e as suas limitações;
o professor é alguém em quem o aluno se espelha.
O professor ensina e o aluno aprende
Onde o ensinar não é esforço de transmissão do saber acumulado
É compreensão do mundo, dos objetos, da criação,
da exatidão científica, do senso comum.
A perspectiva da educação exige que o professor veja o aluno como receptor
O professor traduz os textos para os alunos
Ao professor existe uma complexidade cultural, etária, social e política
exige o trabalho de pesquisa, baseado na critica imanente e continua
Implica em compartilhar com os outros, o que ele é: professor
A relação professor aluno é um processo de aprendizagem mutuo
O professor e o aluno é uma sincronia no processo educativo
A aula é onde se realiza uma permanente luta política e ideológica
(setembro/2002)