Dialogando (esta conversa existiu) - (Discusao Sobre Batismo e Pecado Original)
Dialogando
Debate sobre o batismo:
Quem se salva?
E o que não foi ou não quer ser batizado?
Os padres e os pastores são unânimes em dizem que quem não é batizado não se salva, dois alunos conversam por bilhetes em meio à aula de Teologia onde o Professor fala sobre a importância do batismo e a questão do pecado original:
___Eu não concordo muito no que foi falado, pois o batismo era uma pratica romana, onde simbolizava a troca de um dono para outro. O cristianismo primitivo utilizou essa pratica para o símbolo do batismo é uma migração de tradição e não um ato divino, então o batismo é um ato simbólico que a teologia popular cristológica colocou um sentido transcendental.
Aluno2:
___O batismo é como em outras religiões um rito de iniciação. Também ninguém pode ser penalizado pela culpa dos outros (Adão e Eva – pecado original). O concilio de Trento, conhecido como o concilio contra-reforma, foi uma tentativa da igreja de rebater as teses de Lutero, mas ela pegou pesada, principalmente no tocante ao batismo de criança e a mediação da igreja (Confissão).
Aluno1:
___Eu sei, porque estava fechada ao dialogo Lutero não queria sair da igreja, só queria discutir suas duvidas de fé, mas não foi escutado então veio o cisma.
Eu vejo que na verdade tanto o Cristianismo seja católico ou protestante fizeram à mesma coisa, judeus, católicos e protestantes, sempre houve rompimento.
Aluno2:
___1/5 da humanidade não é cristã e por isso não são batizados. Como ficam eles? Deus é refém de uma água na cabeça? Se o batismo é necessário para “limpar” o pecado original, eles morrem com esse pecado? Infelizmente a religião engaiolou Deus nas suas doutrinas.
Então o aluno 1 ironiza o aluno 2:
___Herético (risos). E continua: eu concordo Deus sempre habita nas tendas e no coração das pessoas, nós humanos que fazemos dele bandeira, e acreditamos ter a verdade total, mas pergunto:
O que é verdade?
O que é engano?
___Deus é o bem e não escolhe aonde vai se manifestar este bem.
Somos presos com os nossos pré-conceitos, e esquecemos que Deus não vê nossas diferenças ideológicas ele vê o que habita dentro, o pecado original para mim é o quanto contribuo para a força negativa que à dentro do meu eu. Deus é algo não acessível por palavras e nem ritos vazios, ele acontece através de uma experiência pessoal.
Aluno2:
___Sendo nós frágeis, transitórios, efêmeros, a nossa visão e linguagem de Deus também é limitada. Fazer o que? “somos humanos, demasiadamente humanos” Nieztche, F. Então nos calamos diante dos mistérios e voltamos a aula.