Palavras, Sons, Silêncio e Bachelard
A relação entre a palavra e o som é secreta. Guarda um quarto do homem nela; o resto é compartilhado pelas não-palavras. Talvez por isso seja um prazer, para quem tenta desvendá-la, encontrar no quarto, seja o que for o objeto encontrado: uma cama ou a própria fração de si. A palavra é também silêncio, o que torna difícil, às vezes, escutá-la.
Imagine-se diante de uma orquestra em que cada palavra é um instrumento e cada instrumento tem sua acústica interna, bem como toda palavra tem sua acústica de semântica. Logo, um texto é toda uma orquestra semântica, cuja linha melódica são as frases lidas. Ler um parágrafo é tocá-lo. Contudo, às vezes, o que há de mais importante são as pausas da melodia; são as entre-linhas; são as coisas que não são ditas/tocadas. Assim é também a voz humana: quando se canta, o corpo se comporta tal qual uma caixa acústica. Dar palavra a voz é corporificar a nós.