Fogo e gasolina não combinam
Era mês de outubro, ano de eleição e o Seu Manoel era candidato para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de uma cidadezinha do interior da Bahia. Todo contente Seu Maneca - como era mais conhecido, pensou que seria eleito por aquela gente que o iludia com promessas de votos. Ajudado pelo prefeito, ele fazia de tudo o que pedia, levava e trazia o povo, para lá e para cá, gente de todo lugar.
Luiz Gago - seu motorista - querendo ajudar, passou na casa do candidato a fim de pegar gasolina pra abastecer o tanque vazio da velha caminhonete que fazia o transporte. Mas por ironia, naquele dia só tinham crianças em casa, esperançosas à noite do velho voltar para juntos comemorarem o sabor da vitória. Cumprindo o que Seu Maneca havia recomendado, apanhando a gasolina, Luiz Gago partiu para buscar mais pessoas na sede da cidade e levá-las aos povoados. Já era boca da noite e numa despensa estava um tonel cheio de combustível. Um dos meninos, o mais curioso, incrivelmente, com uma vela na mão, destampou o tonel, o outro sem noção, aproveitando a claridade derramou o que ficou no balde.
De repente, tudo incendiou. Pegaram água da bica e apagaram o fogo. Mas como são espertos os meninos fazem tudo dar certo. Ou quase tudo, pois um deles coitado, ficou cercado pelo fogo ardente e apavorado sem poder passar, resolveu saltar o fogo. Usando calção de nylon que com a quentura logo colou na pele deixando-o enfermo, cheio de queimaduras. O motorista ainda estava por perto e pelos fundos foram gritando e logo ele voltou e o levou para cidade. Os outros dois, mesmo tristonhos, ficaram e zelar pela limpeza e apagar o fogo.
Depois de tudo acalmar... Limpeza da água derramada pela cozinha e o fogo contido, foram rezar aos pés do Deus Pai. Um Pai Nosso e uma Ave Maria foi o suficiente para a tranqüilidade voltar. Naquela hora o que menos interessava era a eleição do Seu Maneca, afinal de contas um dos irmãos estava doente, queimado.
Mas de tudo uma grande lição foi ensinada para a vida toda: Fogo e gasolina não combinam.