MÁSCARAS
Chagaspires
As máscaras são utilizadas pelo homem desde os tempos mais remotos.
O curandeiro de certas tribos indígenas usava máscaras para afugentar os maus espíritos.
Na Grécia antiga nas festas em homenagem a Dionísio deus do vinho, os participantes usavam máscaras de parreira para esconder sua identidade; bebiam, cantavam , dançavam e achavam que entre eles poderia se encontrar Dionísio disfarçado.
Na França nos tempos medievais se fizeram famosos os bailes de máscaras onde as pessoas aproveitavam a ocasião para fazer coisas que não tinham coragem de fazer quando estavam sem elas.
No Brasil ainda hoje são constantes nos bailes e nos dias de Carnaval os participantes usarem máscaras para esconder suas identidades.
Das diversas funções de uma máscara podemos citar: o disfarce, esconder a identidade, enganar, fazer medo, transformação de personalidade entre muitas outras coisas.
No dia a dia usamos também as máscaras para encobrir realmente o que somos.
Elas transformam a vida de quem as utilizam.
Nossas máscaras são usadas exatamente da maneira como a personalidade de cada um se apresenta.
Dependendo da ocasião utilizamos as máscaras para desempenhar variados papeis.
Existem máscaras para todos os gostos: Máscara da desconfiança, da infidelidade, da piedade, do egoísmo, da mentira, da auto-suficiência, do otimismo, da pessoa carinhosa, do narcisismo, do orgulho, do preconceito, do engano, do pedofilismo, da corrupção, da sexualidade, da heresia etc.
Na vida utilizamos as máscaras para esconder o nosso verdadeiro jeito de ser.
Enquanto não retirarmos a máscara usada não poderemos mostrar a todos o que realmente somos. O que ela tenta esconder é a essência do nosso verdadeiro ser.