Santos de casa que fazem milagres!
Santos de casa que fazem milagres!
Ana Esther
Tenho tantos cansaços. Mas dois me derrotam: esperar soluções de fora e achar que santo de casa não faz milagres.
Por isso conclamo o Negrinho do Pastoreio, que venha dos Pampas gaúchos despertar as bruxas Bruxólicas de Cascaes e de Floripa!
Que vocês reanimem o vampiro brasileiro, aquele de Curitiba. E que então vão à caça de todos os fantasmas que se escondem por detrás dos arranha-céus da Paulicéia Desvairada.
Que todos juntos resistam aos encantos das garotas de Ipanema, verdadeiras sereias... mas que possam elas atrair com seus encantos o Pássaro de Fogo capixaba que abençoa amores nativos.
Vão todos vocês em busca do ET de Varginha nas Gerais que, uma vez identificado, entre em marcha pelo Mato Grosso do Sul para tratar da tristeza lendária do Tuiuiú.
Uma vez refeito de tamanha agonia vá ele também com o grupo insólito buscar o apoio do Minhocão e quiçá da Porca dos 7 Leitões no vizinho Mato Grosso. Com toda a certeza conseguirão adesão de todos os índios de todas as tribos que soçobram heróicas nas matas de Rondônia.
Tamanha proeza de forças reunidas poderá rogar proteção à Mãe-da-Seringueira que habita no Acre mas que diante de tamanha demanda não se negará a juntar-se nessa ansiosa procura pelo Senhor das Águas, o Boto namorador no Amazonas. Somente ele tem poderes naturais para convencer o louco babão de Roraima Mirimã fantasma para aderir à caminhada cheio daquela que é a última que morre.
Reforçados assim, recorrem ao único olho, fabuloso, do Mapinguari do Pará, potente que só ele, para enxergar a cobra grande por debaixo da Pedra do Guindaste enraizada no Amapá.
Cheios de bravura, a essas alturas, que sigam todos ao Maranhão pois árdua será a tarefa hercúlea de acordar a Serpente Encantada da Ilha para que ela também siga, iluminada, na grande corrente libertadora em direção ao Piauí para que nem o Cabeça de Cuia fique de fora de tal levante de vida-ou-morte.
A bela Iracema cearense é que não resistirá aos rogos de tais míticos peregrinos para que apele junto à moça do Poço Feio potiguar, aquela que atrai os homens na Lua Cheia! Então, lendas e homens de boa vontade aticem o Pai do Mangue na Paraíba para que ele aterrorize sem dó todos os predadores e siga também na caminhada.
Chegando a Pernambuco encontrem logo a Cabra Cabriola assustadora de meninos mal-criados e malvados para que ela seja mais uma a acordar e ajudar o grupo a convencer a Mulher da Capa Preta, já nas Alagoas a unir-se a tão nobre ação.
Os sagazes jegues sergipanos corredores de Itabi já se antecipam, mal se agüentam, à espera da chegada do grupo, querendo contribuir na prece em coro ao São Salvador, oh, que todas as almas penadas no baiano Pelourinho venham reforçar ainda mais o grito...
Grito que certamente fará com que o Arranca-línguas de Goiás arranque as más línguas que atravancam o caminho e só assim então...
Confio que só assim todinhos, bem unidos, consigam dar um fim ao desconhecido ente diabólico maligno que resolveu assombrar lugar tão sagrado e de Capital importância... de seu Federal epicentro tal monstro inaudito se espalha Norte-Sul, Leste-Oeste, para cima e para baixo, devorando vorazmente os cérebros verde-amarelos.
Oh, seres quiméricos, lendas desta Terra brasilis, só me resta recorrer a vocês nesta apavorante Cruzada.
Pois eu, como disse,
estou cansada...