Então é isso...
Brincávamos no recreio, até que ela olhou nos meus olhos parecendo enxergar minh'alma. Então, eu olhando para sua alma desnuda, senti um suor frio, um nó na garganta que aconteceu secar, enquanto meu coração disparou como nunca antes havia pulsado.
 
Joseph Shafan

 
"A maior parte daqueles que escreveram sobre as afecções e a maneira de viver dos homens parecem ter tratado, não de coisas naturais que seguem as leis comuns da Natureza, mas de coisas que estariam fora da Natureza. [...] Mais ainda, parecem conceber o homem na Natureza como um império num império. Julgam, com efeito, que o homem perturba a ordem da Natureza mais que a segue, que ele tem sobre os seus atos um poder absoluto e apenas tira de si mesmo a sua determinação. Procuram, portanto, a causa da impotência e da inconstância humana, não na potência comum da Natureza, mas não sei em que vício da natureza humana e, por essa razão, lamentam-na, riem-se dela, desprezam-na, ou, o que acontece mais frequentemente, destestam-na; e aquele que mais eloquentemente ou mais sutilmente souber censurar a impotência da alma humana é tido por divino.
É certo que não têm faltado homens eminentes (ao trabalho e ao talento dos quais confessamos dever muito) para escrever muitas coisas sobre a reta conduta da vida e dar aos mortais conselhos cheios de prudência. Mas ninguém, que eu saiba, determinou a Natureza e as forças das afecções e, inversamente, o que pode a alma para as orientar."
Baruch Spinoza in "Da origem e da Natureza das Afecções"