QUANDO O AMANHÃ CHEGAR

VIVEMOS A PROJETAR NOSSAS CONQUISTAS PARA O AMANHÃ. VIVEMOS EM FUNÇÃO DE UM DIA QUE CHEGARÁ E ACABAMOS ESPERANDO UMA VIDA INTEIRA POR ISSO.

E ASSIM, A VIDA PASSA... E COM ELA, OS MOMENTOS FELIZES QUE SEQUER APROVEITAMOS, ÀS VEZES, NEM OS NOTAMOS DEVIDO À OBSESSÃO POR UM FUTURO BRILHANTE, CONTUDO, NÃO VEMOS O BRILHO NOS OLHOS DAQUELA CRIANÇA QUE SE ESFORÇA EM NOS MOSTRAR SUA MAIS RECENTE CONQUISTA. PELO MESMO MOTIVO, ESQUECEMOS DE AGRADECER PELO AR QUE, MESMO POLUÍDO, AINDA NOS SUSTÉM; PELA BRISA QUE AMENIZA O CALOR OU PELO SOL QUE EMBORA PROVOQUE O CÂNCER, AQUECE O PLANETA, RAZÃO PELA QUAL, NÃO CONGELAMOS.

VIVEMOS ESPERANDO DIAS DE GLÓRIA, POR ISSO, NÃO SOMOS CAPAZES DE ENXERGAR A BELEZA PRESENTE NA DIVERSIDADE DAS CORES TÃO REAIS, TÃO PRÓXIMAS DOS NOSSOS OLHOS E AO MESMO TEMPO, TÃO DISTANTES DO NOSSO OLHAR.

NEGLIGENCIAMOS A BRUMA DO MAR, A IMENSIDÃO DE AREIA DISPERSA NA PRAIA SUGERINDO UMA CAMINHADA DESPREOCUPADA, DESPROVIDA DE INTENÇÕES ESTÉTICAS; AS ÁGUAS TREMULANDO COM AS ONDAS, CONVIDANDO-NOS A UM MERGULHO, MAS NÃO TEMOS TEMPO!

TEMOS PRESSA, O AMANHÃ TÃO SONHADO LOGO CHEGARÁ. PREOCUPADOS COM ELE, TRAÇAMOS METAS, ECONOMIZAMOS DIÁLOGOS E SORRISOS QUE FARIAM TANTA DIFERENÇA, HOJE, NA VIDA DAQUELE AMIGO, DAQUELE ENTE QUERIDO, DAQUELE ESTRANHO QUE CHORA, COPIOSAMENTE, A PERDA DE ALGO IMPORTANTE QUE DISPUNHA ATÉ A POUCO, MAS SE FOI ANTES QUE PUDESSE APROVEITAR, POIS ESTAVA OCUPADO DEMAIS COM A PREPARAÇÃO DO AMANHÃ. ENGAJAMO-NOS COM VEEMÊNCIA NOS PROJETOS DO FUTURO, SEM PERCEBERMOS QUE AO NOSSO LADO TEMOS OU PODERÍAMOS TER A PESSOA A QUEM AMAMOS E QUE NOS QUER BEM.

DEIXAMOS AS PALAVRAS E O CARINHO PRA DEPOIS, AÍ SIM, TEREMOS TODO O TEMPO DO MUNDO PARA DEDICARMOS A ESSE SER QUE TEM TANTO A OFERECER E UM VAZIO IMENSO A SER PREENCHIDO.

A PRIMAVERA CHEGA E VAI EMBORA SEM QUE APRECIEMOS O VICEJAR DA NATUREZA, TAMPOUCO O PERFUME DAS FLORES NO AR.

OCORRE O MESMO QUANDO AS GOTAS RÁPIDAS DAS CHUVAS DE VERÃO TOCAM NOSSO ROSTO E O CHEIRO DE TERRA MOLHADA SOBE COM O VAPOR QUE EMANA DO SOLO.

SEQUER NOS DAMOS CONTA DO PROCESSO PERFEITO DE EQUILÍBRIO DA TEMPERATURA, ACONTECENDO DE FORMA TÃO NATURAL E GATUITA. OBVIAMENTE, TAMBÉM NÃO OBSERVAMOS O FRESCOR QUE IMPERA NA ATMOSFERA EM SEGUIDA. E ASSIM, VIVEMOS... OU SOBREVIVEMOS... QUANDO FINALMENTE, CHEGA O AMANHÃ... OBJETIVOS ALCANÇADOS OU NÃO, PERSEGUIDOS POR UMA VIDA A FERRO E FOGO... AH... SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO... O QUE FOI CONQUISTADO, MUITÍSSIMO MERECIDO! O QUE NÃO FOI POSSÍVEL, PACIÊNCIA, NINGUÉM CONSEGUE 100% DE APROVEITAMENTO NESSA VIDA, O QUE VALE É TENTAR E ISSO FOI FEITO, UFA E COMO FOI! A DURAS PENAS!

AGORA, CHEGOU A HORA DE APROVEITARMOS, QUE BELEZA! TIRAR AQUELAS FÉRIAS TÃO SONHADAS; FAZER AQUELA VIAGEM PROGRAMADA HÁ ANOS; CURTIR A FAMÍLIA, OS AMIGOS; CONHECER AQUELE PARAÍSO NATURAL SITUADO EM ALGUM LUGAR POR ONDE PASSAMOS, APRESSADOS, UM DIA; LER AQUELE LIVRO QUE GANHAMOS E APENAS FOLHEAMOS, MAS O CONTEÚDO PARECE MUITO INTERESSANTE; VER AQUELE FILME ENQUANTO COMEMOS PIPOCA NO ESCURINHO DO CINEMA EM BOA COMPANHIA, ENFIM, O MOMENTO IDEAL PARA VIVER.

MAS POR ONDE DEVEMOS COMEÇAR? TALVEZ UM BOM INÍCIO FOSSE REAPRENDER A RELAXAR, A SORRIR, A OUVIR, A VER, A PROSEAR... ISSO MESMO, REAPRENDER A VIVER!

E ENTÃO, SÓ ENTÃO, PERCEBEMOS QUE É UM POUCO TARDE PARA TANTO! AQUELE PARAÍSO NÃO EXISTE MAIS, O HOMEM O DESTRUIU COM A DESCULPA DO “PROGRESSO”; AQUELE FILME SAIU DE CARTAZ HÁ TEMPOS E, COMPANHIA... NOSSA! O QUE HOUVE COM AS PESSOAS QUE VIVIAM AO NOSSO REDOR, DAS QUAIS TANTAS VEZES OUVÍAMOS PROTESTOS RECLAMANDO NOSSA ATENÇÃO?

QUE TRISTEZA! ALGUMAS PARTIRAM NUMA LONGA VIAGEM SEM REGRESSO, OUTRAS, MUDARAM DE CIDADE, DEIXARAM ENDEREÇO, MAS ONDE FOI QUE GUARDAMOS? IH, COMPLICADO, A MEMÓRIA NÃO AJUDA MUITO, ESTÁ CANSADA DEMAIS, MUITO TRABALHO AO LONGO DE TODOS ESSES ANOS.

E AGORA, O QUE FAZER COM TANTAS REALIZAÇÕES? O QUE ADIANTA TER TUDO E NÃO TER NINGUÉM?

RESTA-NOS A OPÇÃO DE LEITURA, O LIVRO PRESENTEADO HÁ ANOS E GUARDADO PARA QUANDO HOUVESSE TEMPO... ENTÃO, AO INICIARMOS A LEITURA, SURGEM OS BOCEJOS PROVOCADOS PELO CANSAÇO, PELA FALTA DE HÁBITO E, FINALMENTE, PELO DESESPERO CAUSADO PELA FATAL DESCOBERTA DE NOSSA LIMITAÇÃO CULTURAL!

ESTA, POR SUA VEZ, NOS IMPOSSIBILITA DE COMPREENDERMOS O QUE LEMOS E, CONSEQUENTEMENTE, NOS INTERESSARMOS POR ALGO QUE NÃO SEJA PARTE DE NOSSA REALIDADE.

REALIDADE? AH, SÓ CONHECEMOS UMA DE FATO: O TRABALHO, SEGUIDO PELAS PREOCUPAÇÕES COM O FUTURO... NÃO RESTA ALTERNATIVA A NÃO SER VOLTARMOS A PROCURAR UMA OCUPAÇÃO DESSE TIPO, EMBORA APOSENTADOS E SEM NADA A VISLUMBRAR PARA A POSTERIDADE!

DESCOBRIMOS, ENTÃO, QUE AS ESPERANÇAS DEPOSITADAS NO FUTURO, NA VERDADE, RESIDIAM NO PRESENTE QUE SE FEZ PASSADO E, AINDA QUE, OS PASSOS PARA A FELICIDADE DEVERIAM TER ESTREITA RELAÇÃO COM OS PLANOS PARA O AMANHÃ, POIS NADA MAIS SÃO DO QUE O NOSSO HOJE!

Bete Ribeiro
Enviado por Bete Ribeiro em 07/07/2010
Reeditado em 24/09/2014
Código do texto: T2364670
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.