POR QUE A ANSIEDADE???

O que seria a ansiedade???

Conforme o Aurélio, significa um: estado emocional angustiante acompanhado de alterações somáticas (cardíacas, respiratórias, etc), e em que se prevêem situações desagradáveis, reais ou não.

Entendemos que o problema não seja a ansiedade em si, mas suas conseqüências sobre a vida de alguém, quando está ansioso (ou ansiosa)...

Certa vez, o SENHOR JESUS, diante da multidão disse:

Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.

Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso PAI celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?

Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da vida?

E porque andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo; eles não trabalham, nem fiam. EU, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

Ora, se DEUS veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros homens de pequena fé?

Portanto, não vos inquieteis dizendo:

Que comeremos?

Que beberemos?

Ou: Com que nos vestiremos?

Porque os gentios (aqueles que professam o paganismo) é que procuram todas estas coisas;

Pois vosso PAI celeste sabe que necessitais de todas elas;

Buscai, pois, em primeiro lugar, o SEU REINO e a SUA JUSTIÇA, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

(Mateus 6:25–34).

Por que a ansiedade???

Certamente, a ansiedade é a preocupação desnecessária com algo que pode ou não acontecer. É uma espécie de medo pelas conseqüências... Ou seja: Sabemos que a fome deixa o corpo num estado deplorável, quando continuada... Assim, a pessoa se preocupa em manter a dispensa abastecida, a fim de nada vir a faltar e, depois de algum tempo sem o gênero alimentício (horas, dias...) o corpo não comece a sentir os seus efeitos...

JESUS não disse que não precisaríamos trabalhar pela sobrevivência... O que ELE disse é que não é necessário o excesso de trabalho... É interessante que na ocasião ELE não falou que trabalhar seja errado – Falou, sim, que não se deve ficar ansioso (com medo do que possa acontecer, sem saber se aconteceria)...

Falando sobre o assunto, ELE usa alguns exemplos básicos:

Alimentos e roupas – essenciais...

Olhando em volta, é possível perceber que muitas pessoas estão se alimentando mal, jamais por falta de condições para comprar o alimento... Mas, porque, antes do alimento, estão gastando o que podem e o que não podem com coisas não essenciais... Assim, ficam sem as condições adequadas pra adquirirem o que comer... Depois, ao invés de reconhecerem isso, começam a fazer outros débitos pra saldar os primeiros e, a vida como um todo, começa a sofrer pelas conseqüências...

Sem mais delongas, o que se pode fazer???

Cada caso é um caso e, fica a critério de cada um, construirmos um modelo de vida que seja menos opressor...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 07/05/2010
Código do texto: T2241873
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.