Filosofia Avilariana
Certa feita conheci alguém, que se tornou muito importante pra mim. De todos as máximas que ele me dizia, a que me lembro com mais frequência é: “No dia em que você deixar de ser tão emocional, e se tornar mais prática tudo em sua vida mudará!”.
Sabe em momentos cruciais na vida, parece que cada frase de efeito tem o peso de uma cruz, em nossas atitudes. Embora eu soubesse que não adianta tentar se adaptar ao que as pessoas são, pois o que é simplesmente é. Vi-me centenas de vezes, questionando o que havia de errado em me apaixonar, em amar ou em querer. E foi ai, que entendi que não importa quantos são os erros, pois a essência é essa que melhora, mas não muda! Talvez isto seja determinista demais, naturalista demais, só que somos essencialmente humanos, e até passíveis de mutações e de crescimento. Contudo, não ao ponto de uma troca geral de corpo e espírito.
Temos um potencial criativo, mesmo que sejam distintas as diferenças entre homens e mulheres, fazemos todos, parte dessa estranha humanidade, que vive em busca de respostas, que quase nunca alcança, e que ainda assim, está cheia de dúvidas e reflexões. Hoje ando olhando para o lado sem me desligar da frente. Se estou menos emocional, talvez, porém perdi mutio para enrijecer. Se estou mais prática, é possível, entretanto ainda que me valha uma congratulação pelo esforço e desempenho, não valeu a pena! Pois em uma dessas curvas da vida me perdi. E sinto dificuldade de saber o que é meu em mim e o que é do outro em mim, só são claras as formas de pensar. Seja o que for, dê a letra do que quer. Vá a diante, com a certeza de que se ouvir uma vez, ouvirá sempre, e lembre-se que: “São duras as pedras, mais se os caminhos escolhidos forem suficientemente largos, podemos passar por cima sem tropeçar, e se forem absurdamente estreitos, dá para sair gritando e correndo, pois com isso nem você poderá reclamar que eles fizeram diferença na escolha da sua direção”. Isto pode até não resolver, mas que será engraçado será...