BRINCANDO COM OS DITADOS POPULARES!
CURIOSIDADES PARA DISTRAIR
"Atrás de um grande homem, sempre há uma grande mulher",
É um ditado verdadeiro.
"Entre marido e mulher, não se deve meter a colher",
Deve ser aplicado entre eternos companheiros!
Tem um que expressa a dificuldade:
"Comeu o pão que o ....amassou",
O outro expressa contrariedade;
"Comeu e não gostou"!
CURIOSIDADES SOBRE OS DITADOS POPULARES
1-"ÁGUAS PASSADAS NÃO MOVEM MOINHOS.”-Não adianta voltar, o que passou, passou. Lembra-se da obra Dom Quixote e seu empregado Sancho, que tinha incontinência urinária?Ele insistia em mover o moinho com a própria urina...A frase é de Cervantes.
2- “BONS VENTOS O TRAZEM!”- Seja bem-vindo! Foi dita esta frase quando Alberto Santos Dumont desembarcou no Rio de Janeiro, então capital.
3-“ATRÁS DE UM GRANDE HOMEM,HÁ SEMPRE UMA GRANDE MULHER.”-Todo homem de sucesso tem sempre uma mulher que o estimula.Origem na Bíblia.
4- “CARA DE QUEM COMEU E NÃO GOSTOU”- decepção . Conta-se que surgiu quando a princesa Teresa Cristina foi apresentada a Dom Pedro II,para ser sua esposa e ele a conheceu na hora.No dia seguinte à noite de núpcias, Dom Pedro levantou com uma cara...
5-“O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER.” – Não quer ver a verdade.Originou-se quando um rapaz foi operado da vista, recuperando a visão e viu um mundo ruim, voltou ao médico e pediu que lhe arrancasse os olhos.Sua vontade foi discutida em tribunal e na diocese. Ganhou a causa e foram-lhe tirado os olhos.
6-“CASA DA MÃE JOANA”-Lugar onde entra qualquer pessoa.Vem da personagem Joana,rainha de Nápoles, que libertou os bordéis e o lugar onde esteve refugiada. E disse que a partir daquele dia todos poderiam entrar e sair daquele lugar, que se chamou PAÇO DA MÃE JOANA.
7-“ONDE JUDAS PERDEU AS BOTAS”-lugar distante, difícil de localizar.Esse termo vem da relação com Judas, o discípulo que traiu Jesus e depois se enforcou sem as botas e sem o dinheiro.Saíram em busca do dinheiro e das botas e até hoje não tem relato se encontraram ...
8-“DA PÁ VIRADA”- antigamente essa expressão significava pessoa vagabunda, sem serventia, como é a pá virada para baixo, não tem utilidade. Hoje a expressão mudou, significa pessoa de temperamento difícil, contraditório
9-“NHENHENHÉM"-conversa sem sentido.Antigamente, conta-se que os portugueses não entendiam os índios que encontraram aqui e na hora que eles falavam, os portugueses respondiam, sem nada entender, nhennhenhém...
10-“ESTAR DE PAQUETE”-é a mulher estar menstruada. Conta-se que os navios que chegavam mensalmente no Rio de Janeiro, tremulando a bandeira inglesa, que era vermelha,chamavam-se paquetes.
11-“PENSANDO NA MORTE DA BEZERRA”. Ficar pensativo,distante. É de origem bíblica.Conta-se que “ABSALÃO”, sacrificava bezerros a Deus,e não tendo mais bezerros, sacrificou uma bezerra de estimação de seu filho.O menino passou dias a ficar parado ,pensando na bezerra, até que veio a falecer.
12-“NAS COXAS”- de qualquer jeito.Conta-se que as telhas das casas eram feitas pelos escravos, amoldadas nas coxas.Como havia escravos de todos os tamanhos, as telhas ficavam diferentes e não eram perfeitas.
13-“CONTO DO VIGÁRIO”- falcatrua.Conta-se que foi doada uma imagem de uma santa para duas igrejas e para decidir, puseram um burrico entre as duas igrejas.A imagem seria para a igreja que ficasse do lado que o burrico caminhasse, e assim foi decidido.Só que mais tarde, ficou sabendo que um dos vigários(que ganhou),treinou o burrico, escondido,a caminhar para sua igreja.
14-“NÃO ENTENDER PATAVINA”- Não entender nada. Os portugueses não entendiam nada que os frades italianos, chamados patavinos, falavam.
15-“NEM EIRA,NEM BEIRA”- não ser rico, não ter dinheiro.Antigamente os telhados da casas das pessoas que tinham dinheiro, tinha eira e tinha beira(duas partes que completavam o telhado).Só quem tinha dinheiro, fazia os telhados assim.
ATENÇÃO: Essas exlicações acima foram retiradas da internet e,como são interessantes ,resolvi passar para outros;não são da minha autoria e divergem em alguns pontos.