As Canções das Serenatas
Que belas serenatas, que lindas canções cantadas por seresteiros ao som de um violão bem afinado cantando para suas amadas, fazedno versos e levando romantismo, nas noites enluaradas. Quanta saudade!Quanta recordações! Quantas vezes no silêncio das madrugadas apenas a voz de um seresteiro era ouvida na velha rua do meu lugarejo, naquela pequena vila das Umburanas, no meu tempo de juventuide.
Canções que marcaram os meus tempos de jovem rapaz apaixonado. Melodias e letras de verdadeiras obras de arte. Lindas composições do velho Adelino Moreira, na inesquecível voz de Nelson Gonçalves, num velho Long Play. Que Belas noites!, Que serenatas que me fazem recordar.Poesia, canções, melodias que não são mais ouvidas e nem usadas nas canções modernas,
Agora na minha terceira idade escuto barulhos de sons estravagantes, de músicas sem melodia, sem letras sem romantismo,musicas de bandas estridentes, de cantores pornográficos,que deturpam a Música Popular Brasileira.Músicas que nos irritam, que poluem a nossa mente, os nossos ouvidos.
Podem me chamar de cafona,desatualizado, mas para mim só existem as velhas canções românticas, na voz dos cantores afinados, dos velhos que faziam a Música Popular Brasileira.Que Lindas Canções, que saudade dos meus tempos de rapaz, das minhas serenatas nas noites de lua.Naquele banco de praça da antiga rua.
Serenatas que não voltam mais. Noites de Lua cheia de
romantismo. Noites da minha juventude. Que Saudade da velha música boemia,na voz do saudoso Neslon Gonçalves.