Recebi de nosso amigo Marcos Mollica, este poema e junto
dele este texto, muito belo, falando sobre Michelângelo Buonaroti
e sua escultura Pietá. Esta imagem tem um significado muito
grande, para mim, quem sabe um pouco da minha história,
já leu aqui, que morei numa cidade do interior de São Paulo
que tem o nome de Piedade, por causa de Nossa Senhora,
justamente quando recebeu seu filho Jesus nos braços, logo
após a sua morte.
O Marcos gentilmente, me enviou mais um poema sobre ela
e eu faço questão de publicá-lo aqui para todos lerem.
UM SOPRO DE DEUS
Marcos Mollica
dele este texto, muito belo, falando sobre Michelângelo Buonaroti
e sua escultura Pietá. Esta imagem tem um significado muito
grande, para mim, quem sabe um pouco da minha história,
já leu aqui, que morei numa cidade do interior de São Paulo
que tem o nome de Piedade, por causa de Nossa Senhora,
justamente quando recebeu seu filho Jesus nos braços, logo
após a sua morte.
O Marcos gentilmente, me enviou mais um poema sobre ela
e eu faço questão de publicá-lo aqui para todos lerem.
UM SOPRO DE DEUS
Marcos Mollica
Quando um jovem de 23 anos apenas, assinou um contrato em 1498 para a execução daquela obra, poucos o fariam.
Sim, porque não se tratava de uma obra qualquer, o com promisso era para a execução de uma obra que deveria
ser a mais bela de Roma, superando a todos os artistas! Só mesmo uma alma corajosa e confiante assumiria algo assim.
E, para o bem da arte, ele estava certo, ele cumpriu o contrato. Para se ter uma ideia da grandeza do feito, Giorgio Vasari,
contemporâneo de Michelangelo escreveu: "Seria impossível para qualquer artesão ou escultor, não importa o quão
brilhante, superar a graça ou o design deste trabalho ou tentar cortar e polir o mármore com a habilidade que Michelangelo
demostrou. Pois a Pietà foi uma revelação de todas as potencialidades e força da arte da escultura na humanidade.”
Pietà é também a única obra de Michelangelo que o mestre assinou. Ocorreu que ele ouviu um comentário de alguns visitantes
que ele seria muito novo para ser o autor daquele trabalho, e que provavelmente outro artista o tinha acabado. Isto deixou
o jovem mestre profundamente indignado assim, ele teria retornado à noite e esculpido o seu nome na faixa que cruza o peito de Maria.
Depois, muito arrependido, ele prometeu nunca mais assinar uma obra sua, e realmente não o fez.
Pietà é uma obra gigante, não por seus quase 2 metros de altura, mas pela riqueza das expressões, pela perfeição das linhas,
a face de Maria, sua expressão serena, até hoje considerada a face mais perfeita esculpida pelo homem. O seu gesto com o braço
esquerdo como que "oferecendo o filho ao Pai", a perfeição da expressão de paz no rosto de Cristo. Uma obra que surpreende
por não mostrar o sofrimento que a história registra mas uma transmutação deste em valores que desconhecemos mas sentimos.
Pietà é uma obra que transcende o seu tempo, ela é e será sempre uma referência, um sopro de Deus inflando a beleza na alma humana!
(Marcos)