Série: Arcanos do Tarot
Eremita,
eu levo a candeia
andando sobre a areia.
A minha alma fita
as trevas do caminho
que o facho ilumina.
E a todos eu clareio,
por entre vãos e meios,
com a luz da Sabedoria.
Hoje, no entretanto,
(sem nenhum desencanto)
eu vejo claramente
que é a minha sina
levar a Harmonia,
sempre seguindo
(eternamente)
sozinho!
Silvia Regina Costa Lima
16 de março de 2011
Sobre o Arcano 9 do Tarot
O Eremita simboliza a Luz verdadeira nas obras humanas, a Sabedoria absoluta, a completa união do pensador e seu pensamento - e com tudo ao seu redor. Mas ele tem uma Sabedoria adquirida pelo seu esforço próprio e não por ela ter sido concedida pelos deuses. Há nele uma grande discrição, também a escolha natural entre o verdadeiro e o falso, a caridade e o conhecimento. Ele é uma figura do Bem e sempre vê tudo com atenção: o prazeroso e o desagradável, o que é moral e o que imoral, o claro e o escuro, pois ele tem aquele poder observador que analisa e que soluciona.
Ele leva nas mãos seu cajado e uma lamparina pois o Eremita e o portador da Luz (do conhecimento) para o mundo, essa Luz que é o símbolo das descobertas, da essência das coisas, do ãmago de tudo. Seu manto meio escuro representa o passado, e aquilo que é mais inconsciente - o que está oculto. Ele gera essa Luz no mais profundo de sua Alma, levando-a depois para o futuro e para todos os seres. Seu cajado é a seu apoio. Ele entra e sai do seu isolamente conforme tenha necessidade de repassar a Sabedoria encontrada.
Vindo lá do passado, O Eremita tem toda uma visão de futuro, pois se existem momentos de isolamento, de reflexão, não será para que tenhamos também uma maneira de melhorar nosso presente e futuro encontrando novas saídas? Fazer uma pausa para refletir não é um jeito de a gente também fazer isso no nosso cotidiano? Um ser sábio sempre se isola a fim de adquirir mais conhecimentos e, do mesmo modo, todos nós buscamos esses momentos introspectivos para adquirir mais força e lucidez - de modo a bem prosseguir nossas vidas. Só depois ele sai pelo mundo oferecendo, generosamente, a Sabedoria adquirida no silêncio de sua alma:
- Essa é a grande lição que nos dá o sábio do Arcano 9.
Dados da sabedoria do Tarot mas totalmente reescritos por mim.
Silvia Regina
Obs: Tarot não é uma religião mas, sim, uma ferramenta esotérica, uma interpretação filosófica baseada em tradições das mais variadas doutrinas e religões.. um estudo que busca desvendar as coisas ocultas ao Homem. E essa ferramenta não pertence a nenhuma religião em particular. É apenas uma orientação que nasce em alguns símbolos, sinais e tradições que algumas pessoas aprendem, sentem e sabem ler - e depois a aplicam ao comportamento humano. Fiz dois cursos de Tarot, entre outros cursos esotéricos, pois eu gosto de autoconhecimento.