O FIO
(Série Personagem - n.13)
(ÁTROPOS)
Sim, apenas as três irmãs nós somos
e seu destino fica como nós o pomos.
Comandamos seu fado - e o de todos,
e aqui é tudo certo... não há engodos.
Cloto é aquela que sempre torce e fia
podendo controlar e aumentar a vida.
Reze pra que ela faça a sua bem longa
ou quem sabe não...apenas boa e sadia?
Láquesis, a que enrola o fio e sua sorte,
girando e girando o tal fuso, sul e norte
onde o tamanho do fio ela, rindo, avalia.
E eu, Átropos, a que não tem dó ou pena,
se o sino tange, e a divindade me ordena.
Sou a Rainha da última, da tremenda cena,
pois pego forte e muito firme na tesoura,
quando a hora vem - e venho cortar a Vida.
Chamam-nos Parcas, ou mesmo de Moiras:
aquelas que agem sempre nos bastidores.
Aliviamos dores de crianças, e de idosos,
e, de jovens, não nos comovem os amores...
Assim, Moço, quando chegar a hora fatal,
vem pro nosso Fosso, mas vem sem pavor.
Tudo que vive na Terra deve ser renovado
enfim, são todos parte desse ciclo natural
Com começo, um breve intervalo, e o fim!!!
Poema de Silvia Regina Costa Lima
5 de julho de 2008
"O FIO DA NOSSA VIDA..."
Na Mitologia Grega,as Moiras eram as três irmãs Cloto, Láquesis e Átropos que determinavam o destino, tanto dos Deuses, quanto dos seres humanos. As três deusas decidiam o destino individual dos antigos gregos. Vistas como três mulheres lúgubres, responsáveis por fabricar, tecer e cortar aquilo que seria o fio da vida de todos os indivíduos.
Durante o trabalho, as Moiras fazem uso da Roda da Fortuna, que é o tear utilizado para se tecer os fios, as voltas da roda posicionam o fio do indivíduo em sua parte mais privilegiada (o topo) ou em sua parte menos desejável (o fundo), explicando-se assim os períodos de boa ou má sorte de todos.
Conta-se que o deus Ares foi o único ser capaz de submeter as Moiras à vontade dele; fora esta exceção, elas jamais foram manipuladas, e nada se pode fazer para detê-las, ou ganhar-lhes o favor (até porque as Moiras entendem que o trabalho delas está mesmo acima delas próprias).
Cloto em grego significa "fiar", segurava o fuso e tecia o fio da vida. Junto de Ilítia, Ártemis e Hécata, Cloto atuava como deusa dos nascimentos e partos.
Láquesis em grego significa "sortear" puxava e enrolava o fio tecido, Láquesis atuava junto com Tyche, Pluto, Moros e outros, sorteando o quinhão de atribuições que se ganhava em vida
Átropos em grego significa "afastar", ela cortava o fio da vida, Átropos juntamente a Tânatos, Queres e Moros, determinava o fim da vida.
Na Ilíada, representavam uma lei que pairava sobre deuses e homens, pois nem Zeus estava autorizado a transgredí-la sem interferir na harmonia cósmica. Na Odisséia, são chamadas de "As Fiandeiras".
O mito grego predominou entre os romanos a tal ponto que os nomes das suas divindades caíram em desuso. Entre eles eram conhecidas por "Parcas" que tinham respectivamente as funções de presidir a gestação e o nascimento, o crescimento e desenvolvimento, e o final da vida; a morte; notar, entretanto, que essa regência era apenas sobre os humanos.
************
Textos retirados da net, compilados e editados por mim
"Cuidem bem do seu fio...."