Uma Rosa para uma Princesa
(Série Personagem n. 12)
Ah! Só queria ser uma linda princesa,
mas, mocinha, eu não entendia ainda
do sacrifício que é pertencer à realeza.
Plebeia, apaixonei-me pelo príncipe -
que me fez sua jovem e bela consorte.
Má sorte! Nos nunca nos entendemos,
pois havia uma outra mulher no meio.
Sofri, chorei, errei... fiquei bem doente;
depois reagi, cresci... dei-me ao mundo
desprezando a corte arrogante e insana,
eu tive dó das crianças e da dor humana.
Entretanto, muito de mim sempre falaram
e coisas horríveis - de mim - publicaram.
Tanto desamor, escândalos... bobagens!
Até que um outro amor, afinal, conheci
e dele eu recebi paixão... joias... e rosas.
Mas, logo depois, ah que dor, que pena:
sofri o cruel acidente à beira do rio Sena
e ali mesmo, eu - Lady Di - parti... morri.
***
Silvia Regina Costa Lima
14 de agosto de 2008
Diana, Princesa de Gales (Diana Frances, nascida Spencer; Sandringham, 1º de julho de 1961 — Paris, 31 de agosto de 1997) foi a primeira esposa de Charles, Príncipe de Gales, filho mais velho e herdeiro aparente da Rainha Elizabeth II. Seus dois filhos, os príncipes William e Harry, são respectivamente o segundo e o terceiro na linha de sucessão aos tronos do Reino Unido, do Canadá, da Austrália, da Nova Zelândia e de outros doze países da Commonwealth.
De seu noivado com o Príncipe de Gales em 1981 até a sua morte em 1997, Lady Di era a mulher mais famosa do mundo e uma das figuras mais marcantes do século XX: um ícone da moda, um idealde beleza e elegância feminina, admirada por sua dedicação à caridade e às causas humanitárias, em especial por seu envolvimento no combate à SIDA/AIDS e na campanha internacional contra as minas terrestres.
Sua trágica e inesperada morte em um acidente de carro, em Paris, foi seguida de um grande luto público pelo Reino Unido e, em menor escala, pelo mundo. Desde então, uma fascinação pela "Princesa do Povo" (termo cunhado pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair) permanece, bem como o surgimento de teorias de conspiração para sua morte.
Diana Frances Spencer nasceu como a terceira e última filha de Edward John Spencer, Visconde Althorp e de Hon. Frances Ruth Burke-Roche em Park House, dentro da propriedade real de Sandringham em Norfolk, Inglaterra.