OS AROAZES

O sertanista no trem

levava os teréns

que podia levar:

uma rede, um facão

e uma pá pequena

ajudava a sapar

alguma trincheira

que fosse cavar.

E no meio da noite

na mata Mafrense

muitas léguas distantes

da civilização

a lenha acabou

e o trem parou

porque a caldeira

não tinha pressão.

Ribeiro desceu

sem sol nem luar

deixou logo o trilho

e pegou uma senda

sem luz e sem brilho

sem nada enxergar,

sobre os olhos a venda

da noite escura

e por sobre abrolhos

começa a pisar

É aqui, disse pra si mesmo

vou cavar uma fossa

e me abrigar

esperar a aurora

que não tarda chegar

sem temer o perigo

de bicho selvagem

o bom sertanejo

com muita coragem

fez ali seu abrigo

para descansar

E assim, na trincheira

por ele cavada

a noite inteira

ficou a pensar

até que um raio solar

a incidir sobre os olhos

da fossa gelada

o fez levantar

O dia amanhece

no topo da serra

e o trem parece

querer galopar

como corcel arisco

nas rédeas do trilho

mas aquele filho

de além terra

não pode escutar

senão o clangor

naquela manhã

do triste acauã

solitário a cantar

Veloz sobre os trilhos

na curva dos montes

mais claros que via

a semana inteira

o trem desafia

o tempo e o espaço

quão rápido se sente

e a cada dormente

que vê passar

apita e fumega

mandando avisar

cumpri a missão

é o ponto final,

a última estação

Mas em longo percurso

ninguém se dá conta

que o passageiro

do norte mineiro

abandonara o trem

e seus passageiros

além, muito além

e por outro caminho

andando sozinho

Ribeiro está

Na sombra da mata

sem sol poder ver

não podia saber

onde estava

e rompia a trilha

que convergia

para as fendas do outeiro

era o fim da senda

em que longe, via

guerreiros tenazes

nativos da terra

bem no pé da serra

a tribo Aroazes

Mas o sertanista cansado

sequer teve medo

daquele arvoredo

que tanto queria

guardar o segredo

da tribo que um dia

em suas entranhas

a mata escondia

e sem vacilar

debruçou sobre o rio

em concha, mãos vorazes

acicatavam-lhe a sede

águas aroazes

Ribeiro bebia

E quando recobrou

o vigor e a força

viu no espelho das águas

uma sombra de moça

doze anos, talvez não mais

curtida de sol, pele tenaz

cabelos negros,

seios róseos como romã

corpo esculpido pelo vento

da cor do pecado de Tizo

e cheiro de maçã do paraíso.

Cabelos negros, mamilos rosados

ralos pelos pubianos no regaço,

nudez de corpo e alma cunhatã tinha

Ribeiro desejou tê-la em seus braços

mas subir frondosa árvore não podia

na copa mais alta do jequitibá.

pueril índia aroazes se escondia.

Então resolveu, da mente inventar

uma língua possível que pudesse levar

alguma mensagem qualquer àquela

mais linda selvagem, tão perfeita e bela

mais linda e bela que a índia Alencar.

- Jequiriti, jequitá!

Gritou Ribeiro em seu linguajar

e como por encanto,

tomado de espanto e palpitação

viu cunhatã descer do mais alto galho

do frondoso jequitibá

porque ao nascer, pajé lhe dissera

tu és a deusa Jequiriti-Jequitá

palmeira frondosa, trepada no galho

quisera o espírito bom te mandar

cento e quarenta e quatro luas

e um deus de longe, vem pra perto

teu nome chamar

- Jequiriti-Jequitá.

Sem nada falar

Jequiriti-Jequitá

acenou para o deus

que há doze anos esperara

precisava fazer

o que pajé lhe ensinara

e pelo aceno Ribeiro sabia

naquele momento

Jequiriti-Jequitá

queria um instrumento

para o chão escavar

E ela num salto felino

numa mão tomou a pá

com a outra, o facão

passou a cortar

rala e esparsa caatinga

e depois, a cavar

desenterrou a cuiapitinga

Cuiapitinga, cuia bem guardada

há tanto tempo enterrada

no tronco do jequitibá.

que cunhatã virou sobre si

derramando o líquido precioso

escuro e cheiroso daquela cuité

que pelo corpo a escorrer

fazia nascer a deusa-mulher

E logo que seu corpo nu

se viu embebido

pela porção mágica do pajé

atrelou-se em insaciável libido

ao sertanista em longo abraço

e entregou-se todinha

ao deus que ela tinha

por tanto tempo esperado

e em gozo medonho caíram

em profundo sono, sonharam

e abraçados dormiram.

Longas horas se passaram

e quando acordaram

valentes guerreiros Aroazes

dançavam ao redor

e aos deuses cantavam

a dança do lobo

ao deus da fertilidade

enquanto mulheres lançavam

límpidas águas aroazes

sobre os corpos vorazes

de amor saciados

dos deuses Jequitibá

e Jequiriti-Jequitá

O sol já pedia quando

o valente cacique Cuiarana

deitado na rede tapuerana

mandou chamar o pajé

para invocar os espíritos

sobre marido e mulher

os deuses Jequitibá

e Jequiriti-Jequitá

E agora em silêncio todos ficaram

esperando a voz da selva falar

cuiú-cuiú a cantar anuncia, por fim

O tempo será nove luas

Para curumim chegar

Mas, enquanto dormia

Ribeiro sonhou

E parecia ouvir

carimbamba cantar

“amanhã eu vou”

“amanhã eu vou”

Sem demorar veio

a noite de um novo dia

Cuiarana e toda tribo bebia

aluá de milho e fumava diamba

a carimbamba calou-se

Ribeiro aproveitou-se

para empreender sua fuga

antes que nascesse

seu filho, o novo cacique,

deus Jequiriti-Jequitibá

quanto então, o pai seria

oferecido em sacifício

com a deusa Jequiriti-Jequitá

na primeira autora da manhã

ao deus maior, tupã

e só havia um jeito de salvar

da morte a deusa Jequiriti

se o espírito de jerivá

levasse em suas asas

o deus Jequitibá

Naquela noite, por sorte

soprou vento forte

feito tufão

derribando ocas

levando ao chão

quase toda taba

e o meio da ocara

Ribeiro cortou

de jerivá grande palha

cruviana soprou forte

e como a uma gralha

o tufão içou

Ribeiro com a palha

E bem distante da tribo

o libertou

Meninos! Não minto

eu canto o que sinto

meninos eu vi

Jequiriti-Jequitá

trepada no Jequitibá

e seu corpo nu por inteiro

meninos eu vi

Ribeiro por lá.

Adalberto Antônio de Lima