CARNAVAL
VOCÊ ESPEROU
NÃO TINHA OUTRO JEITO
VOCÊ ESPEROU
POR NÃO GOSTAR DE NADA IMPERFEITO
COM
PARCIMÔNIA VOCÊ ESPEROU
PARA ANTES E DEPOIS DO CARNAVAL
O VERÃO
COM A MULATA SAMBANDO
NA BOCA DA SUA AVENIDA
COM OS SEUS OLHOS DE PEIXE-BOI*
FORA DO CORAÇÃO
VOCÊ ESPEROU, ESPEROU
SENTADO NO SOFÁ
NA SALA DE ESTAR
DA SUA TELE(VISÃO)
www.mcklein.prosaeverso.net acesse e boa leitura.
Tecnologia acompanha peixes-bois escolhidos para voltar à natureza
O objetivo da pesquisa é analisar o comportamento alimentar do peixe-boi da Amazônia que vive em cativeiro e o som que estes produzem durante a mastigação.
[ i ] Alimentação dos peixes-boi é um dos focos da pesquisa. Foto:Raimundo Valentim
PEIXE-BOI*
Manaus - O Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), em parceria com a Ampa e pesquisadores Japoneses, realizou, novo experimento em peixes-bois da Amazônia (Trichechus inunguis). O método utilizado pelos pesquisadores é o “acoustic data logger”, no qual é feito o registro dos dados sonoros, através de um hidrofone.
Conforme os resultados, o aparelho será acoplado ao cinto transmissor dos peixes-bois escolhidos para retornar à natureza, por meio do Programa de Reintrodução de Peixes-bois da Amazônia Criados em Cativeiro, realizado pela AMPA e Inpa desde 2008.
O objetivo da pesquisa é analisar o comportamento alimentar do peixe-boi da Amazônia que vive em cativeiro e o som que estes produzem durante a mastigação. A realização deste estudo piloto é de extrema importância, pois na natureza, devido à tonalidade das águas dos rios amazônicos é difícil acompanhar se os peixes-bois estão se alimentando.
( ... IMAGENS GOOGLE ... )