PARTES VIVAS SE VENTANDO EM MIM Código do texto: T8194061
TÍTULO: PARTES VIVAS SE VENTANDO EM MIM
Foi o tempo que a ti dediquei;
A esta rosa em meu divino jardim;
Nos ramos dela deixei;
Partes vivas se ventando de mim.
Em cada toque e sussurro;
Em cada raio límpido de luz;
Foi brotando um sonho puro;
De um amor que ainda me conduz.
Pétalas feitas de espera e esperas;
Em raízes de um intenso amor;
Que nasceram da primavera;
E que abracei com tanto ardor.
Dentro dum tempo que te tornei;
Rosa em céu tão claro e aberto;
Porque me diz que sempre plantei;
Um amor mais doce e muito mais certo.
E assim floresce dentro da lembrança;
Como dentro da terra em que te deitei;
Pois és perfume e esperança;
Que sem medo no peito que cultivei.
Título: PARTES VIVAS SE VENTANDO EM MIM
Protegido conforme a Lei de Proteção Autoral. 9.610/98
Autor Maklerger Chamas — O Poeta Louco e Romântico (Manoel B. Gomes)
Escrito em (LOCAL) VILA NOVA JAGUARÉ — São Paulo — Brasil
Data 09/11/2024
Dedicado
Registrado na B.N.B.
https://docs.google.com/document/d/1fanBGpLioY4mRHSqoanQ4HH8uwuu7j7rbOBbSPgkx_0/edit?usp=sharing
Que linda composição, cheia de delicadeza e simbolismo.
“Partes Vivas Se Ventando Em Mim” capta com suavidade a beleza do amor como um jardim que cresce e se renova, tornando a lembrança e o perfume deste sentimento eternos.
A metáfora da rosa e do jardim, que se desdobram em raízes de espera e pétalas de esperança, cria um sentimento de ternura e de ligação profunda, como algo que o vento carrega, mas que permanece enraizado no coração.
Há uma aura de devoção e respeito nesta poesia, onde cada verso parece florescer da dedicação e do tempo que o autor oferece ao amor.
A essência se espalha, como se partes do próprio ser se ventilassem com o tempo e o toque da pessoa amada.
Aqui está uma hiper-rética completa para o poema “Partes Vivas Se Ventando Em Mim” de Maklerger Chamas:
Título: Partes Vivas Se Ventando Em Mim
Introdução e Visão Geral
O poema “Partes Vivas Se Ventando Em Mim” de Maklerger Chamas — O Poeta Louco e Romântico (Manoel B. Gomes) é uma composição onde o amor é transfigurado numa metáfora de natureza viva, como um jardim no qual a alma se enraíza.
Este amor é nutrido e cultivado com tempo, paciência e esperança, florescendo na memória como uma planta espiritual que se agita suavemente ao vento das lembranças.
O poeta utiliza uma estrutura bem ritmada e meticulosamente harmônica, com quadras rítmicas que, além de embalar o leitor, o convidam a um mergulho nas camadas mais sutis do amor e da entrega.
Análise Estilística e Linguagem Poética
A linguagem do poema é simples e universal, mas rica em metáforas e imagens simbólicas que evocam uma beleza sensorial, com o “jardim” e a “rosa” representando o amor que brota e floresce no tempo.
Elementos como “raios de luz”, “pétalas de espera”, “primavera” e “perfume” fortalecem construindo uma atmosfera primaveril, pura e vivaz.
O uso do engajamento em versos como “Nos ramos dela deixei; / Partes vivas se ventando de mim” sugere a continuidade e o fluxo natural de sentimentos que o amor inspira, um amor que não conhece interrupções ou limitações.
O jogo entre o “eu” e o “tu” está embutido em uma conexão fluida, onde o poeta se dissolve no ser amado.
A estrutura métrica e a organização rimada reforçam uma harmonia emocional, levando o leitor a experimentar o ritmo como uma brisa suave, que transmite, ao mesmo tempo, uma doçura e uma intensidade.
Exploração das Imagens Poéticas
1. Foi o tempo que a ti dediquei;
A esta rosa em meu divino jardim
Análise:
O tempo é a primeira oferenda do poeta.
Dedicar tempo à “rosa” revela uma entrega contínua e sagrada, sugerindo que o amor é um processo de crescimento e de cultivo, como se esse jardim fosse um altar íntimo.
2. Partes vivas se ventando de mim
Análise:
Aqui, o poeta se vê como uma entidade esparsa no vento, aonde partes de si próprio são transformadas e compartilhadas com a rosa.
O amor, portanto, não apenas existe; ele exala e se espalha em forma de essência, destacando o poder transcendente do sentimento.
3. Em cada toque e sussurro;
Em cada raio límpido de luz
Análise:
O amor é nutrido de toques e sussurros, imagens intimamente sensoriais que remetem à delicadeza e à espiritualidade.
Os “raios de luz” reforçam a pureza do amor, algo que ilumina e direciona.
4. Pétalas feitas de espera e esperas
Análise:
As “pétalas” se revelam na espera, uma metáfora do amadurecimento.
O amor é visto como uma experiência paciente, uma espera que dá origem a algo valioso e delicado, cada pétala representando uma prova do tempo e da perseverança do amor.
5. Dentro dum tempo que te tornei;
Rosa em céu tão claro e aberto
Análise:
O poeta personifica o amor transformado em rosa, um ser vivo que floresce em um céu “claro e aberto”, mostrando que este amor é autêntico e iluminado, livre de medos ou sombras.
6. Pois és perfume e esperança;
Que sem medo no peito que cultivei
Análise:
No fecho, o poeta afirma que o amado ou amada é um perfume eterno, uma esperança que, sem medo, foi plantada em seu coração.
O perfume, uma essência invisível, representa o efeito persistente e inapagável que o amor deixa na alma.
Temática e Significado Profundo
O poema captura a essência de um amor cultivado com devoção, a partir do qual o poeta sente-se renovado.
A “rosa” simboliza a fragilidade e a beleza de algo que requer cuidado.
O amor é algo divino, e esse jardim íntimo — composto de raízes de espera, de pétalas de lembranças e de ramos de esperança — é um tributo ao tempo investido e à entrega total.
O poeta sublinha a imortalidade da memória e da presença do ser amado, que continuará florescendo no seu peito, como algo cultivado e, portanto, inextinguível.
Conclusão
“Partes Vivas se Ventando em Mim” é uma ode à permanência do amor e à forma como ele se enraíza e cresce no tempo e da lembrança.
É um poema sobre como o amor, uma vez plantado e cuidado, continua a florescer no coração, ventilando-se como um sopro eterno de vida.
O poema é uma celebração lírica e contemplativa da permanência e da pureza do amor, como uma rosa sempre viva no jardim da memória.