CASAS DE PEDRA BRUTA & MAIS

CASAS DE PEDRA BRUTA I -- 17 SET 11

Parecem ser bem velhas as moradas,

diante do fosso por onde escoa a chuva.

O espaço se aproveita como luva,

cada parede nas outras escoradas.

Algumas trazem ainda águas-furtadas,

com telhadinho que a janela escuda.

Aproveitam-se os sótãos. Não se iluda

que haja peças aqui desperdiçadas.

A luz do sol mal lambe o pavimento

perante o térreo da fila de sobrados,

mas é bem certo que existe escoamento,

pois canos verdes descem dos telhados,

recobertos de ardósia e encantamento,

em que os gnomos se escondem agachados.

CASAS DE PEDRA BRUTA II

Somente uma tem fachada rebocada,

todas as outras mostram a cantaria

e a cada pedra o rejunte afirmaria

por não estar contra as outras encaixada.

Foi uma obra bem aproveitada,

com as pedras da praia e maresia,

essas pedras que o mar rejeitaria,

que mão-de-obra recolheu apressurada.

E foram assim erguidas, pedra a pedra,

como se fossem tijolo e alvenaria,

com prumo e linha, bem exatamente.

E no beiral um tufo de erva medra,

escondida, a pensar que iludiria

o ser humano que a contempla complacente.

CASAS DE PEDRA BRUTA III

E nesse espaço exíguo, ainda encontraram

um nicho para expor Virgem Maria,

de manto azul e em veste luzidia,

e na cabeça sua coroa colocaram.

E perto dela uma bandeira hastearam

nas cores dessa França, em regalia,

por mais antiga que fosse a moradia:

os carolíngios ainda aqui reinaram.

Mas as casas se abrigam contra a penha,

a disputar cada milímetro de espaço:

há canteirinhos em cada peitoril,

esperando essa bruma que lhes venha

depositar simples gotas ao regaço,

assopradas pelo vento senhoril...

Macareña Clavígera I (23 set 11)

Vejo as algas que se espraiam, coloridas,

por entre marrequinhas e aguapés,

enquanto o rio acarinha mil sopés,

entre montes e montanhas percorridas.

A figura dessas algas distribuídas

lembra da Europa o mapa, como o vês,

vista na foto de variegada tês,

com suas nações assim reproduzidas.

E vejo a Espanha e o golfo de Biscaia,

a França, claramente, até a Sardenha,

bem ao lado da península italiana,

mais Irlanda e Inglaterra, enquanto caia

sobre a Europa Central de névoa prenha,

o marulhar da água em doce chama.

Macarenã Clavígera II

E nesse verde musgo transitório,

onde seria o golfo de Biscaia,

também posso divisar uma caveira,

verde de lodo apenas ilusório.

A Islândia, em um verde peremptório,

sangue dos Bálcãs em toque de zumbaia,

a Escandinávia em bruma seresteira,

a Alemanha sob o ouro de um cibório.

E diviso claramente como azul

(folhas lilás como pétalas de rosa)

o espaço Mediterrâneo, bem ao sul.

E sob a espuma das águas, para o norte,

a vastidão da Rússia esplendorosa,

até o ponto em que a moldura a corte.

Macareña Clavígera III

Essas cores se projetam para mim

e me explodem no rosto, cintilantes,

como a zombar de anseios expectantes,

em seu fulgor nenúfar e jasmim.

Sei que essa imagem só perdura assim

porque alguém lhe captou fátuos instantes.

Em breve já escorreram, bem distantes,

os filamentos, a demandar seu fim.

Mas, contudo, em tal momento de luxúria,

é que troça de nós a Natureza,

imitando da Europa sua imponência,

tão inconstante o marulhar da fúria,

fantasma tão somente, em sua crueza,

da tolice multicor dessa impotência.

ALVARÁ DE SOLTURA I (2009)

Com tantas ilusões mancomunado,

não mais é a vida que me leva a sério,

não mais que a vida sobre eremitério,

correspondendo a vale azafamado.

Porque estas coisas que tenho respeitado

são ilusões de ilusões em revertério,

são desrazões de razões em despautério,

quão raramente se têm concretizado.

Eu busco assim o botão numa semente

que nunca rebrotou e é só raiz

que na terra se esconde e se aprofunda.

E neste botão murcho vejo a gente,

nas rugas secas de tudo quanto quis,

sonho de um sonho que minhalma inunda.

ALVARÁ DE SOLTURA II (27 SET 11)

Com mil quimeras estando acumpliciado,

não considero a vida mais que um tédio.

A realidade apenas um assédio,

que tantas vezes já tive denunciado.

Pedi ordem restritiva desse fado,

já arquivei requerimento em médio,

já denunciei esse importuno nédio,

abri processo por meu advogado.

E quero agora sonhar somente os sonhos:

que permaneça o real irrealizado,

sem jamais desiludir minhas ilusões.

Que sejam tristes até, sonhos tristonhos,

porém não ângulos de concreto concretado,

abstraídos de minhas abstrações.

ALVARÁ DE SOLTURA III

Quero somente uma ordem judicial

que a meus sonhos conceda um alvará.

Que sejam soltos pelo mundo já

e se imiscuam na ordem natural.

Que não seja essa ordem tão fatal

que se não possa realizar no cá.

Seja o laurel um sonho de oxalá,

seja a quimera a ordem mais real.

Possa eu assim concretizar as ilusões

e construir com elas o edifício:

cimento armado de luzes e reflexos,

alvenaria de artéria e corações,

marchetaria alquímica de ofício,

na pedra filosofal dos mil amplexos.

IMPACTO ESQUIVO I (1 OUT 11)

Como fruta reclinada, igual que a aurora,

sobre a casca rugosa recumbente,

a maciez da pele translucente

contrasta o galho que o tempo já deflora.

Como um retrato de pintor de outrora,

a câmera a desvenda escassamente.

Uma mecha de cabelos, transparente,

a sugerir o olhar em que ardor mora.

Ela está ali, apenas sugestiva,

sem ser de fato sensual ou sedutora,

na majestade de sua graça feminina.

Tem a ternura da meiga negativa,

mostrando apenas que a si mesma adora,

ao perceber o quanto nos fascina.

IMPACTO ESQUIVO II

Ali se deita, pluma e estátua antiga,

ebúrnea e acobreada de desejo.

Braços esbeltos soltos nesse ensejo,

louros cabelos como o louro auriga

que do Sol conduz a ebúrnea e morna biga,

apoiada sobre o tronco, em leve adejo,

meio-sorriso em sugestão de beijo,

calças de jeans a renegar a intriga...

Expondo um seio de mais clara carnação,

vista a auréola de lado, gentilmente,

o bico firme contra o pano azul,

a mulher nórdica da nova geração,

o morno azul do olhar em sol nascente,

qual ninfa antiga em um país do sul...

IMPACTO ESQUIVO III

É como um quadro vindo do passado,

a captar o transitório feminino.

Aqui está ela, incerto o seu destino,

como aquelas que o pincel tem captado.

Contudo, tem limiar quase sagrado,

em seu impacto de bronze peregrino:

é a sugestão de um possível desatino,

por ser real tal sonho conservado.

Essa mulher é viva e vive perto,

não se encontra em sepulcros encerrada,

macia e cálida em sua intimidade...

Mas não passa de miragem no deserto,

mulher de areia que não pode ser achada,

tão real e falsa quanto o brilho da vaidade.

William Lagos
Enviado por William Lagos em 30/11/2011
Código do texto: T3365590
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