Quadrinhas Infantis
Mel,mel,
Cai do céu,
No meu copo de papel,
Pra adoçar
Este chazinho
Que amarga
Como fel...
A casinha de João
E de Damião
É verde, verdinha
Da cor de limão...
Voa,voa,
Sabiá,
Bem depressa
Pro teu ninho
Os pingos da chuva caem
Vá salvar teus filhotinhos!
João Balalão
Vá à torre
Da igreja
Tocar o sinão.
Puxe o cordão
Com suas mãos
Dão...da-la-lão...
Dão! Dão!Dão!
Papagaio Gaio,
Fale devagar
Não posso entender
O seu jeito
Enrolado,
Embolado,
Atrapalhado de falar...
Jacaré keké
Não consegue
Ficar de pé
Mas é bicho feroz
Pode morder seu pé!
Gato, gatão
Deixe de ser comilão
Você só quer saber
De comer queijo
E requeijão!
O elefante
fante
fante
fante
É bicho gigante
gante
gante
gante
Se trombar na gente
gente
gente
gente
Quebra o nosso dente
dente
dente
dente
A barata-ta-ta...
Ela é chata-ta-ta...
É nojenta-ta-ta...
Cascorenta-ta-ta...
Muito esperta-ta-ta...
Considerações Gerais Sobre o Uso das Quadrinhas com Crianças do Ensino Infantil
A recitação de quadrinhas, parlendas e de pequenos poemas divertem
as crianças pequenas e contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral. Acresce-se a isso a possibilidade de servirem para acompanhar brincadeiras e criação de outros textos, ao substituirem palavras por outras de acordo com o contexto. Permite também o desenvolvimento do vocabulário, a pronúncia correta das palavras e o conceito de palavra.
A repetição de textos que agradam às crianças, a memorização dos mesmos, a realização da pseudoleitura ou leitura simulada, quando ainda não se tem o domínio da leitura no seu sentido restrito, além de favorecer o relacionamento da fala à escrita e vice-versa.
Segundo Cavalcanti (1997, pp.25-26) a recitação de parlendas e quadrinhas atende a objetivos fundamentais como:
* permitir a rápida memorização;
* servir com meio de escolher quem inicia uma brincadeira;
* favorecer a realização de pseudoleituras (isto é, o ato de se imitar a leitura de um texto memorizado).
Sendo assim, as quadrinhas e poemas e parlendas podem ser escritas numa folha grande de papel com letras de imprensa maiúscula (letra de forma) e afixar nas paredes da sala, ao nível dos olhos das crianças, para que leiam por si próprias ou para os colegas.
Regina Márcia da Glória