Quem sou eu?

Quem sou eu?

Eu sou uma poesia

Ou essa sombra no chão

Posso ser um camaleão

Eu sou uma saudade

Ou esse pranto da noite

Posso ser um dente-de-leão

Não sei quem sou

Talvez uma criança peralta

Rosângela Trajano

Exercícios para o bom pensar.

1 – Por que tenho um nome?

O professor deve incentivar o aluno a falar do seu nome, o que acha dele, como se escreve, sua origem, com o que ele se parece.

2 – Para que serve meu nome?

Um nome pode servir para alguma coisa, tipo: identificação da criança ou lembrança por parte de conhecidos.

3 – Quem sou por dentro?

Às vezes é preciso se conhecer por dentro. Que tal fazermos um exercício com os olhos fechados para entrarmos no nosso mundo interior e descobrirmos quem somos.

4 – Como são as minhas palavras?

As nossas palavras dizem muito sobre nós. Elas podem e dizem quem somos. As palavras são fortes, podem mudar o destino de um homem. Mostre aos seus alunos o poder das palavras.

5 – As coisas que faço dizem quem sou?

As coisas que fazemos dizem muito sobre nós. Mostre as crianças que a forma como você ensina e elas aprendem dizem muito sobre você, professor.