Quem sou eu?
Quem sou eu?
Eu sou uma poesia
Ou essa sombra no chão
Posso ser um camaleão
Eu sou uma saudade
Ou esse pranto da noite
Posso ser um dente-de-leão
Não sei quem sou
Talvez uma criança peralta
Rosângela Trajano
Exercícios para o bom pensar.
1 – Por que tenho um nome?
O professor deve incentivar o aluno a falar do seu nome, o que acha dele, como se escreve, sua origem, com o que ele se parece.
2 – Para que serve meu nome?
Um nome pode servir para alguma coisa, tipo: identificação da criança ou lembrança por parte de conhecidos.
3 – Quem sou por dentro?
Às vezes é preciso se conhecer por dentro. Que tal fazermos um exercício com os olhos fechados para entrarmos no nosso mundo interior e descobrirmos quem somos.
4 – Como são as minhas palavras?
As nossas palavras dizem muito sobre nós. Elas podem e dizem quem somos. As palavras são fortes, podem mudar o destino de um homem. Mostre aos seus alunos o poder das palavras.
5 – As coisas que faço dizem quem sou?
As coisas que fazemos dizem muito sobre nós. Mostre as crianças que a forma como você ensina e elas aprendem dizem muito sobre você, professor.