MORTE E RESSURREIÇÃO

MORTE E RESSURREIÇÃO

WILLIAM LAGOS, 23 MAIO 21

MORTE E RESSURREIÇÃO I

Há um ditado bastante conhecido,

‘que da morte ninguém voltou para contar

o que há do outro lado, se é que existe.’

Encontram-se mesmo muitos dos Cristãos,

que na Ressurreição de Cristo tendo crido,

afirmam que era Deus, sem nada de espantar

que o poder da ressurreição lhe assiste,

mas para os homens sendo só desejos vãos.

Contudo, nas Sagradas Escrituras,

existem sete casos em que humanos

foram trazidos desde o lado oposto.

Ressuscitou Eliseu o filho da Sunamita (*)

e depois dele mesmo ser levado às sepulturas,

um cadáver tocou-lhe os ossos, sem mais danos

e ressurgiu, sem mais sofrer desgosto,

assim liberto da morte e sua desdita. (+)

(*) II Reis 4:35 (+) II Reis 13:21

MORTE E RESSURREIÇÃO II

A história de Lázaro, ou antes, Eleazar,

é bastante conhecida e foi narrada

no Evangelho de São João, quando Jesus

deu-lhe ordem que “saísse para fora”

e todos ao morto o viram ressuscitar, (*)

o filho da Viúva de Naim menos lembrado (+)

e o filho de Jairo também veio à luz,

três Evangelhos o mencionam nessa hora. (#)

(*) João 11:44 (+) Lucas 7:15

(#) Mateus 9:25 / Marcos 5:42 / Lucas 8:49-56

Irão dizer-nos: “São milagres de Jesus”.

Mas há dois casos também no Livro de Atos

dos Apóstolos: o de Dorcas conhecido

ou Tabitha (Gazela) por quem Pedro muito orou

e a seus amigos de novo trouxe à luz (*)

e igualmente são narrados fatos,

em que Paulo foi a Trôade conduzido,

onde um rapaz de nome Êutico tombou. (+)

(*) Atos 9:40 (+) Atos 20:7-12

MORTE E RESSURREIÇÃO III

Da janela do terceiro andar caiu, quando o sermão

de São Paulo se prolongou em demasia:

pegou no sono e já foi morto encontrado,

porem Paulo gentilmente o abraçou

e por igual ele provou a ressurreição,

Êutico levado para casa pelos mais,

todo o povo ficando assim maravilhado

depois que o Apóstolo desse modo os confortou.

Seguiu sua prédica até alta madrugada,

o próprio Êutico a escutá-lo atentamente.

Não mais existe entre nós este poder?

Mas nada impede tais atos de Deus.

Irão dizer estar Dorcas desmaiada,

que esteve Êutico em coma tão somente,

mas o que importa é a ocasião do acontecer,

quando o milagre manifesta-se entre os seus.

MORTE E RESSURREIÇÃO IV

Porém num ponto eu sou forçado a concordar,

embora crendo nestes sete escritos:

nenhuma fala desses sete é mencionada

sobre o que viram enquanto do outro lado,

portanto, ‘ninguém voltou para contar’,

pelo menos em tais antigos manuscritos,

mas do Menino de Naim foi imaginada

a pregação do Evangelho mais sagrado

por Lord Lytton em ‘Os Últimos Dias de Pompeia’,

o qual partiu anteriormente à erupção

e a maior parte dos cristãos levou consigo,

antes que fossem as cidades soterradas.

Naturalmente, existem trechos da Odisseia

e de outras gestas da mais antiga tradição,

quando pessoas saíram do mortal abrigo,

porém suas falas não nos foram conservadas...

MORTE E RESSURREIÇÃO V

Há vários casos em que o Hades é invadido,

a famosa Eurídice resgatada por Orfeu,

sem se cumprir a determinada condição,

porque, de fato, ela falou até demais

e enfim Orfeu a encarou, de tão sofrido,

que ela de novo retornou ao mundo seu...

quem sabe se da Bíblia cada ressurreição

dependeria de tais silêncios naturais?

Assim os sete neo-vivos se calaram

sobre o que haviam avistado do outro lado

ou cada um nesse período adormeceu.

Hércules também trouxe da morte a Iolau

e com um centauro imortal se combinaram,

seus destinos permitiu Zeus fosse trocado,

que sofria demais por ferimento seu,

mas para o amigo foi o resultado mau...

MORTE E RESSURREIÇÃO VI

Já hoje em dia são frequentes os relatos

de quem passou por certa morte temporária

durante algum acidente ou operação,

sempre há um túnel que conduz à luz...

Alguns afirmam imaginários esses fatos,

mas é frequente essa menção viária,

sem ser de fato uma ressurreição,

será essa luz que ao outro lado nos conduz?

A mim, contudo, nada disso abala:

se há alguma coisa que não temo é a morte

o que me assusta são a doença e o sofrimento,

por que passaram já tantos ancestrais

e caso a morte seja o fim de toda a gala

sinto-me equânime com essa simples sorte,

perfeitamente disposto ao esquecimento,

junto às miríades que já dormem no jamais.