** PARÁBOLA DO SEMEADOR **

** PARÁBOLA DO SEMEADOR **

Um dia saiu, aquele que semeava,

No caminho, caíram umas sementes.

E um bando, que ao seu redor voava,

Desceu, comendo-as rapidamente.

Outras caíram em solo pedregoso,

Muita pedra e pouco terra mole.

Com tanto Sol, o calor foi ruinoso.

Frágeis raízes logo secaram ao Sol.

Outra porção caiu num espinheiro,

Espinhos cresceram e as abafaram.

Por fim outras caíram em bom terreiro,

Deram boas espigas que consolaram.

A parábola alerta o semeador

Pra importância da terra e sementes.

A colheita vai ter diverso valor,

Caso os solos sejam diferentes.

Faro, 14 Maio 2020

G. Marques

Nesta profunda parábola de Jesus, os solos representamos vários tipos de pessoas (ouvintes) que assistem a palestra do Semeador (palestrante).

O solo duro à beira do caminho representa os que ouvem mas não dão atenção às palavras (sementes) mostrando-se desinteressados e indiferentes. Então o bando representa os espíritos que arrebatam as sementes que foram jogadas e ficaram à superfície do solo.

No solo com espinheiros as sementes ficaram entre os espinhos. Estes cresceram e abafaram as sementes que não chegaram a desenvolver-se e estiolaram. Representa os que ouviram a palavra com algum ânimo mas que depois devido às agruras da vida e preocupações foram traídas pelas ilusões e más influências e acabaram por desistir (desanimadas, desinteressaram-se não frutificando as sementes.)

Por último há os que o solo tem uma terra boa (bem preparada) onde a semente foi bem acolhida e germinou em boas condições. O Semeador teve uma farta colheita com alto rendimento da sua semeadura. Representa os que tomaram atenção às palavras e as interiorizam e utilizaram um boa terra. São ouvintes interessados que com mais conhecimentos e experiência poderão um dia tornar-se futuros Semeadores, para servir o nosso Deus-Pai. G.Marques

Gualberto Marques
Enviado por Gualberto Marques em 14/05/2020
Código do texto: T6947151
Classificação de conteúdo: seguro