CRISTO É A RESPOSTA
"E NÃO VOS EMBRIAGUEIS COM VINHO, NO QUAL HÁ DISSOLUÇÃO, MAS ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO"
(Efésios, 5:18)
------------------------------------------------------------------------------
O vício do alcoolismo raramente resulta do desejo que os alcoólatras têm por sentir o gosto, o paladar da bebida. Os alcoólatras andam atrás de muito mais do que isso. Busca livramento de suas perturbações. Talvez queira ocultar-se de si mesmo ou evitar suas responsabilidades. Procura modificar o mundo a fim de que o mesmo se lhe torne tolerável. Também pode estar tentando escapar da melancolia. Portanto, usualmente o problema do alcoolismo é de fundo psicológico ou espiritual, e o vício é apenas uma maneira de evitar a solução real, que pode parecer dolorosa, indesejável ou impossível para aquele que bebe em excesso.
Assim, pois, um homem necessita de alguma solução real para o seu profundo problema, que remova a necessidade de um substituto insuficiente. E CRISTO é essa resposta, contanto que o indivíduo queira aprender dele, tornando-o centro de sua vida. A instituição denominada Alcoólatras Anônimos tem obtido regular sucesso na cura do alcoolismo. Ao invés da garrafa apresentam a fé em DEUS e o encorajamento mútuo nessa fé, mediante resoluções saudáveis.
Mas essa fé, mais perfeitamente definida ainda, e a fé em JESUS CRISTO, conforme os termos do evangelho cristão. As bebidas alcoólicas retiram do indivíduo toda a inibição, de tal modo que apesar da pessoa saber o que está fazendo (embora talvez não mais se lembre do fato posteriormente), não sente qualquer inibição contra seus atos. Por essa razão é que algum homem dissoluto é inescrupuloso encorajam mulheres a ingerir bebidas alcoólicas, pois sabem que não é difícil seduzir uma mulher virtuosa, contanto que ela tenha ficado estonteada ao menos pelo vinho.
O arrebatamento de sentidos provocado pelas bebidas alcoólicas - ao que poderíamos ajuntar todos os tóxicos desenvolvidos recentemente, como o LSD, a maconha, etc - é um êxtase falso.
Mas não há a espera do ser humano uma alegria autêntica, a plena realização do ser, que se encontra na plenitude do ESPÍRITO SANTO. Pode-se comparar o entusiasmo demonstrado pelos cristãos primitivos, no dia do Pentecostes, quando os espectadores julgaram que estivessem "... EMBRIAGADOS!". Mas aquele entusiasmo cristão foi misticamente inspirado, conferido pelo SANTO ESPÍRITO DE DEUS, o que provoca alteração e elevação do espírito humano, conferindo-lhe profunda alegria e satisfação. Isso é que resolve os problemas do alcoolismo, e da maneira mais saudável e razoável que há.
Esse é o ideal, um indivíduo pode dar preferência ou ao vinho ou ao ESPÍRITO SANTO, pois uma antítese está em foco aqui. O vinho degenera, o ESPÍRITO SANTO eleva. O vinho conduz ao deboche, o ESPÍRITO SANTO enobrece. O vinho nos torna bestiais, o ESPÍRITO SANTO nos torna celestiais.
Naturalmente, este versículo (Ef. 5:18), ensina-nos que a grande medida que resguarda o homem do alcoolismo é a experiência espiritual autêntica, em que o Espírito do Senhor vem para dominar-nos enobrecer-nos a vida.
Portanto, uma segunda antítese é aqui apresentada: a intoxicação alcoólica em seus efeitos degradantes, em confronto com a realização progressiva da vida espiritual, que resulta naturalmente no bem para a alma.
Os pagãos, em seus ritmos idólatras, pretendiam estar tomados pela influência do deus a que adoravam; mas tudo não passava de um ludíbrio, pois geralmente suas cerimônias tinham de contar com a ajuda definitiva das bebidas alcoólicas, o que os deixava frenéticos, como se isso fosse o êxtase de que necessitavam.
Por outro lado, há um enchimento autêntico do cristão com o ESPÍRITO DE DEUS, o que produz sua correspondente elevação do espírito, em verdadeiro êxtase espiritual. O homem anela pela excitação, ou, pelo menos, por algo que ultrapasse suas experiências diárias disformes. Por isso é que os seres humanos se voltam para muitas coisas artificiais e prejudiciais, em busca patética pela satisfação. Mas a realização espiritual autêntica, em suas diversas formas, é que realmente satisfaz ao homem.
O ESPÍRITO DE DEUS é quem nos outorga essa realização. Há uma alegria santa, reservada peara aqueles que querem servir a JESUS.
"MAS O FRUTO DO ESPÍRITO É AMOR, ALEGRIA, PAZ, LONGANIMIDADE, BENEGNIDADE, BONDADE, FIDELIDADE, MANSIDÃO, DOMÍNIO PRÓPRIO. CONTRA ESTAS COISAS NÃO HÁ LEI." (Gal. 5: 22 e 23).
FONTES:
Bíblia Sagrada
Livro - N.T. Interpretado.
Wilson de Oliveira Carvalho
A PREGUIÇA É APENAS O REFÚCIO DE MENTES FRACAS, O FERIADO DOS TOLOS.
(Lord Chesterfield)