A Força (*)
A luz brilha
em contagiantes cores
e junto vem a observação.
A respiração é lenta,
a Força se multiplica
e a morte espreita.
Depois sente-se
uma energia superior
e cabe
transmutá-la para um
estado de bem-aventurança
através da música
e da contemplação
ou deixa-la ir embora
através do choro
e assim irem juntos
os sentimentos de dor,
tristeza e ira,
e ficar somente a redenção
que nos livra
de toda situação difícil.
"Por isso uma força me leva a cantar
Por isso essa força estranha no ar
Por isso é que eu canto não posso parar
Por isso essa voz, essa voz tamanha!"
(*) Este poema nasceu da observação e constatação de Naza Poeta Holístico ao participar de cerimônias religiosas com a ayahuasca, que é um chá medicinal feito há milênios por culturas indígenas da Amazônia com a mistura de um cipó da família das passifloras chamado jagube ou mariri e das folhas da chacrona, arbusto da família do café, usado em rituais religiosos.
É um enteógeno (do grego “que contém Deus”), termo usado para descrever efeitos de alteração de consciência que buscam a conexão com o divino. “É uma busca pela comunhão com o sagrado, manifestação interior do divino”.
(*) Como ainda há claro preconceito em relação à ayahuasca, faço abaixo algumas considerações a título de esclarecimento:
1) No Brasil, o uso ritual da ayahuasca é regulamentado pela Resolução nº 1, de 25 de janeiro de 2010, do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas – CONAD -, não sendo, portanto, considerado crime frente ao ordenamento jurídico nacional.
2) A ayahuasca é um chá enteógeno amazônico utilizado por várias culturas em rituais de cura do corpo, mente e espírito, com registros de cerca de 5 (cinco) mil anos de uso por xamãs e curandeiros e tem um efeito antidepressivo rápido em pacientes com depressão que não respondem a tratamentos convencionais. Essas plantas auxiliam a mente a entrar em um estado expandido de consciência, ampliando as percepções sobre si mesmo e em relação ao Universo, surtindo bons resultados na limpeza e alinhamento do corpo físico e na organização dos processos mentais e na resolução de conflitos emocionais.
3) Mas constata-se que “a ayahuasca está para todos mas nem todos estão para a ayahuasca” pois pessoas com histórico ou pré-disposição genética para bipolaridade e esquizofrenia ou que usam antidepressivos, por exemplo, não devem tomar o chá pois poderão seguir um rumo incerto, fora de controle, podendo ocorrer o risco de sérios problemas de saúde e até mesmo a morte, segundo o professor João Ernesto de Carvalho, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Os testes feitos mostram que quem faz uso de medicação antidepressiva pode ter uma somatória de efeitos, por conta do princípio ativo com a mesma finalidade presente no chá.
4) E o professor João Ernesto de Carvalho continua com sua explanação:
“A ayahuasca ao ser absorvida pelo cérebro, provoca aumento de vários neurotransmissores do sistema nervoso central que têm relação com a depressão. Com essa estimulação, o indivíduo que tem um foco de epilepsia, vai desencadeá-la e também potencializar o efeito antidepressivo. Então se a pessoa já está tomando uma droga e soma outra para depressão pode ter esse efeito aditivo e ter uma convulsão”.
O assunto enfrenta resistência no meio científico. O banimento em relação à ayahuasca se deu e se dá por razões que não são científicas. Por isso a necessidade de combater isso com mais informação, à título de esclarecimento e elucidação.
5) Enfim, “a expansão da consciência envolve a ampliação das percepções sobre si mesmo e em relação ao Universo. Através dela a pessoa deixa de viver no modo automático, abrindo seus olhos para entender seus sentimentos, emoções
e as reações que eles geram nos pensamentos e comportamentos”.
“A expansão da consciência só acontece quando você faz a sua parte para garantir a sua própria felicidade, pensando em tudo o que espera alcançar para si”.
Pense então com carinho no que deseja e faça o seu melhor para atingir as suas próprias expectativas. Você é livre para ser quem é e o que deseja ser, para o seu bem e o bem de todos que de você precisar.