Poema de homenagem ao Pelotão Especial do CMCB-CE (Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará)

extensiva ao Neopelotão Especial (NEOPE): valores e marcas, atributos e impressões;

contém 17 estrofes com notas explicativas.

ÍNDICE TEMÁTICO

1) "Esfera de brilho" imaginada

2) Participação especial em destaque

3) Audição dos movimentos a pé firme

4) “Mastro e bandeira" de exemplo

5) “Pilastras humanas" em forma

6) “Bastões humanos" em marcha

7) Desfile ritmado e solene

8) Cognome de civilidade e continuação

9) Elenco representativo de um total

10) Colega e companheiro, ajudando-se

11) O gosto de assumir compromisso

12) "Cetros de resistência" no desfile

13) Presente, passado e futuro

14) Destino traçado deste poema

15) Personalidade em forma, na rua

APÊNDICE

16) Movimentos de evolução no pátio

17) Atrativo da solenidade

CONTEÚDO POÉTICO

1) "Esfera de brilho" imaginada

Eu não sabia o que era

Pelotão Especial¹.

Agora sei, afinal,

onde "gira a sua esfera":

é onde um Aluno espera

ter brilho mais refletido —

dar exemplo a ser seguido,

de união, força e coragem;

farda e livro na bagagem

e um conceito² garantido.

¹específico do CMCB.

²Conceito é uma nota de desempenho atribuída ao Aluno pelo Colégio; nesse caso, fica subentendido que seja satisfatório, ou melhor, de grau excelente.

2) Participação especial em destaque

Pelotão Especial

é um grupo¹ muito envolvente

que marcha garbosamente,

com a leveza jovial².

Cronométrico, pontual;

sua farda é impecável,

tem energia incansável.

“Pela batida do pé,

eu já sei que é o PE”³

em desfile admirável.

¹Não precisa registrar que tende a ser um grupo de elite.

²de jovem e adolescente.

³PE (Pelotão Especial).

3) Audição dos movimentos a pé firme

Quando escuto um movimento

sem estar vendo quem faz,

sei qual é o grupo capaz

de mexer-se com alento.

Firme, de pé e atento,

com atitude e duração;

"pela batida da mão",

muito silêncio seguido

e sem ter mais um mexido,

sei que é esse Pelotão.

4) “Mastro e bandeira" de exemplo

O PE¹ já é formado,

o NEOPE² vai no rastro.

São “a bandeira e o mastro

do Bom Exemplo hasteado".

Representam o Alunado

no rigor disciplinar.

E quando vão desfilar,

são alunos vibradores

de emoção, fé e valores

da formação militar.

¹turma do PE (Pelotão Especial).

²turma do NEOPE (Neopelotão Especial); o prefixo neo quer dizer novo e, nesse caso, pressupõe-se que o estudante seja aspirante a membro do PE.

5) “Pilastras humanas" em forma

É turma disciplinada;

em geral, nunca se pune.

É rápido que se reúne,

entra em forma, em disparada.

Quando a turma está parada,

é com atitude correta —

postura do corpo ereta,

pés firmes e rosto erguido;

na posição de “Sentido!”,

“Aluno é uma linha reta”*.

*que lembra uma pilastra.

Imagem de pilastras humanas no Google > clicar aqui

6) “Bastões humanos" em marcha

A cadência é ritmada,

a voz de comando é alta —

em bom som e não se exalta,

na marcha entusiasmada —

mão fechada ou espalmada,

com movimento de braço.

“Pelotão, acerta o passo” —

diz a voz de comandante*

do PE, que tem bastante

ritmo, cadência e compasso.

*comandante do PE pode ser um aluno ou uma aluna.

7) Desfile ritmado e solene

Quando o Pelotão desfila,

a gente escuta a pancada,

repetida e ritmada

que deixa a mente tranquila;

mentalmente se perfila

o passo e a mobilidade.

Tudo é uma só Unidade —

é amostra* de uma quadra

com o PE quando se enquadra

em marcha e solenidade.

*dito "amostra", sabendo que o PE faz parte do Corpo de Alunos, todos com mérito e apreço.

8) Cognome de civilidade e continuação

Cada Membro ou componente

tem caráter voluntário;

aprende o vocabulário

da etiqueta vigente.

Renova diariamente

o seu esforço es sepontâneo.

Em movimento instantâneo,

atende à ordem e chamado.

Pode ser cognominado

Cavalheiro Sucedâneo*.

*ou Dama Sucedânea.

Sucedâneo: é o mesmo que sucedente; nesse caso, auxiliar ou "substituto eventual em uma tarefa simples"; que entrecorre (intercorre), sucede em um intervalo.

9) Elenco representativo de um total

São poucos, mas "exemplaaares"...

firmes, fortes, resistentes,

caminhando obedientes,

junto aos Membros militaaares.

Indo e vindo nos pilaaares

— à paisana ou fardados —,

estão sendo observados.

O "especial pelotão"

representa um Batalhão*

de alunos bem-educados.

*que seja a Companhia de Alunos do Colégio, no aspecto disciplinar, senão militar.

10) Colega e companheiro, ajudando-se

Aluno e companheirismo

tomam proporção enorme,

preparando o uniforme

com todo preciosismo.

“Os braços do Coleguismo"

ficam juntos, lado a lado.

E um colega é ajudado

por outro mais prevenido.

Antes do tempo corrido,

o grupo está preparado.

11) O gosto de assumir compromisso

O que esses Alunos fazem

é tudo com muito gosto.

No semblante, vem exposto

o ânimo que eles trazem.

Com empenho, satisfazem

o Colégio e os Dirigentes.

São jovens e adolescentes

que assumem compromisso,

"levando a sério o serviço”,

dispostos e competentes.

12) "Cetros de resistência" no desfile

Venceu mais um desafio,

desfilando à beira-mar.

Na "parada militar",

marchou de "fio a pavio".

Ao sol quente que subiu,

cantava com ressonância.

Rompeu aquela distância

de "quase quatro mil metros"*.

"Braços pareciam cetros

de resistência e elegância!”

*4Km = percurso da marcha de 3,5 Km + trajetos pequenos até o local da mesma.

Imagem de cetros no Google > clicar aqui

13) Presente, passado e futuro

Fiz o "retrato falado"

do que vi, acontecendo.

A foto está parecendo

com o presente e o passado.

O presente é projetado

para um “futuro risonho”...

Dias e noites "de sonho"

dessa Brava Mocidade

vão além da realidade

dos retratos que suponho.

14) Destino traçado deste poema

Esse poema empolgante

tem destinatário certo:

segue o seu caminho aberto

ao coração do estudante

— titular e aspirante —

do Pelotão aludido.

Depois que for recebido,

“seja 'passado pra frente',

como especial presente

dado a Quem foi remetido...”.

15) Personalidade em forma, na rua

Firme personalidade,

esse Pelotão possui.

Cada aluno constitui

um rosto de seriedade.

Vai desfilar na cidade:

para na rua, em fileira;

gira a vista altaneira;

fica em forma sem brincar,

mesmo com alguém que passar,

tirando uma brincadeira.

APÊNDICE AO POEMA

Este Apêndice também consta na Mensagem de Aniversário do CMCB.

16) Movimentos de evolução

Que dizer do Pelotão Especial?

É um grupo de alunos abnegados,

que são diuturnamente treinados

no aspecto disciplinar e marcial¹.

Marcham bem, com seu garbo triunfal,

impressionante coreografia,

dinâmica de Ordem Unida, em harmonia,

com requintes de passo e perfeição.

“É motivo de chamar a atenção,

dando brilho à Nobre Infantaria.”

17) Atrativo da solenidade

Que beleza existe em seu desfile!

Um encanto de voz e entusiasmo!

Na linguagem — o "PE" é um pleonasmo;

lá, no Céu — constelação que cintile.

Na festa — é gente com quem se jubile,

esperança de alunos que não tarda,

grupamento de orgulho para a farda.

No pátio — tem espírito de união.

É um grupo de unidade-padrão

e de mais braço forte para a guarda.

NOTAS EXPLICATIVAS

A) sobre o Conteúdo:

O que é, Para que e Para quem foi escrito

1) O poema acima "anda longe" de retratar as qualidades virtuosas do Pelotão Especial (PE) e do Neopelotão Especial (NEOPE).

2) Descreve algumas características que talvez passem despercebidas à vista do expectador. Por outro lado, o que parecer exagero fique por conta das figuras de linguagem.

3) Menciona passagens marcantes da preparação e desenvoltura daquele Pelotão — observadas de fora e publicamente, pelo autor; e contém expressões metafóricas de fácil entendimento.

4) De certa forma, trata-se de uma homenagem a todos os Alunos do PE e NEOPE, como também um estímulo subentendido para os demais estudantes (do CMCB) ingressarem nesse Pelotão ou os prestigiar com distinção.

5) Parece que a "formação" do PE não tem prazo fixo; demora um ano ou mais, quando o Aluno alcança o grau satisfatório, e varia a quantidade de Alunos, importando mais a qualidade.

Nota Bene (NB): o conteúdo é de total responsabilidade do autor — que não possui vínculo empragatício nem funcional com o CMCB —, mas sente-se honrado por ter uma filha estudante daquela Instiuição e não precisa dizer que se declara um entusiasta ou apologista do seu Pelotão Especial (PE) e Neopelotão Especial (NEOPE).