É, Irati tornou-se grande, e olha que terra de gente boa de letra essa, que conta histórias vividas, a rua 24 de maio...E beirando ela a antiga café do paraná, vínhamos para a matriz do alto da glória e "atorávamos" antes da esquina, para pegar uva japão em frente a café do paraná,
rsrsrsrs, belas lembranças. As barraquinhas na Matriz, quantos olhares apaixonados no rodar em volta da igreja, em inocente "paquera". Tenho uma pontinha de saudade da rua em frente a matriz, aquela que agora uma praça, toma lugar.
Quantas batalhas no campo do gomes, rsrsr sob os olhares de um senhor, antigo funcionário da Ford, Sebastião Dino, meu tio, rsrsrsrsrsrsr, afinal tinha dois craques na familia, Dino e Pardal, então olhar mais crítico que esse não havia, rsrsrsrs.
É incrível como esta viagem não tem fim Joel, por exemplo, o Colégio S.Vicente, que eu conheci e que há uns 10 anos atrás revi, tão diferente, chega-se a pela consciencia romântica, condenar o tempo, porque ao lado de muitas modernidades daquele local, vi a degradação de paredes e outros locais, a indignação só é superada, porque sei que ali vivi dias maravilhosos, e mais ainda ver que ele, ainda figura imponente, nas imagens iratienses.
As festas da igreja S. Miguel, das canisianas, os rostos que atraves dos anos conviveram com a gente, estes acho que nem a eternidade mudará.
O velho pinheiro que em tantos natais pintaram com lampadas coloridas a praça da bandeira, a "suspeita" rua Quintino Bocaiuva, o Vico, boa lembrança.
E no alto Nossa Senhora das Graças, é realmente ela que viu tudo, rsrsrsrs, belissima imagem, orgulho iratiense em todo o lugar.
É nesta terra meu amigo,
que tanto quero bem,
entre o novo e o antigo,
que a saudade me vem!
Me vem no romantismo de outrora,
dos contadores de histórias,
pra mostrar que o que vivemos agora,
são complementos das nossas memórias!
São poetas como Joel Gomes Teixeira,
que lembram os caminhos desse nosso lugar,
e com as histórias de uma vida inteira,
às nossas lágrimas fazem voltar!
Mas bem nos faz o saudosismo,
sentir esta Pérola bem perto do coração,
nas letras do amigo o lirismo,
aos olhos da alma a grande gratidão!
Resposta e homenagem a meu amigo Iratiense Joel Gomes Teixeira, pela sua amável Crônica "Encontrei um novo amigo".