Vygotsky como realiza o mecanismo de construção do pensamento.
Para Vygotsky o homem é seu habitat, produto do meio, como mecanismo para o desenvolvimento da linguagem, o mundo social cultural determina o modo de pensar.
Assim sendo, o homem é o seu mundo ideológico fundamentado no princípio de identidade estruturado na memória cognitiva.
Com efeito, o homem é o seu cérebro, entretanto, a cultura molda a natureza psicológica de cada pessoa, diversas culturas têm diferentes perfis cognitivos.
As razões psicológicas desenvolvem historicamente ao longo do tempo em consonância com o meio social, a linguagem como produção exegética ou indutiva, o habitat determinando a construção da cognição
A linguagem o fundamento da cultura em permanente intercambio social, os conceitos são processados historicamente como evolução.
As múltiplas culturas e símbolos fazem a mediação através do processo de síntese, respeitando sempre as fases constitutivas do tempo em sintonia com a idade na formulação da cognição desenvolvida.
Deste modo, os conceitos são construídos e internalizados em cada cérebro de forma não linear, todavia, abordagem é construtiva de forma holística e dialetica, sendo indispensável a elaboração da síntese.
Portanto, o desenvolvimento da linguagem efetiva-se no cotidiano sempre complexo em permanente movimento em transformação.
Cada etimologização é um microcosmo na criação das proposições, desenvolvendo as significações na formulação do saber epistêmico ou senso comum, mundo polimatheico ou saber heurístico.
Sendo sempre a pessoa o sujeito construtor do seu próprio conhecimento.
A palavra é produto do conceito elaborado, no início de tudo com vários significados, a mente vai sendo substituída historicamente na evolução da cognição pela pessoa como sujeito do seu conhecimento, entretanto, os conceitos comuns não passam pela formulação científica.
Todavia, são também construções linguísticas, deste modo, desenvolve o pensamento, pois a linguagem formulada depende essencialmente do meio social.
Entretanto, os conceitos científicos são diferentes organizados epistemicamente, sistematizados empiricamente quando as ciências forem naturais, hermenêuticos quando a epistemologia for interpretativa, ciências do espírito, desenvolvendo a interdisciplinaridade.
Os conceitos são incorporados no senso comum diferentemente da linguagem epistêmica, elaborando o que Vygotsky entende por zona de conhecimento proximal, o conhecimento real na perspectiva de novos saberes.
O processo é dialético e interminável na construção do conhecimento epistemológico, o entendimento através da zona proximal referente ao saber construído e dominado, deste modo, desenvolve-se o saber sendo que a zona proximal da criação linguística, favorece na construção de novos conceitos sintéticos.
Com efeito, considera a zona de desenvolvimento proximal para Vygotsky, a lei de equilíbrio e desequilíbrio de Piaget na internalização do conhecimento pronto.
Portanto, trabalham-se com as formulações hipotéticas ou hermenêuticas no contexto da visão do processo, elaborando a problematização na perspectiva da dialética holística.
Edjar Dias de Vasconcelos.