Heroína da Compaixão

HEROÍNA DA COMPAIXÃO
Miguel Carqueija

Desejo um mundo de amor,
da mais extrema bondade,
sem ódio e sem falsidade;
de paz, de luz e concórdia;
aos bons eu dou meu calor,
aos maus a misericórdia!

Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 2019.


NOTA: Sailor Moon (Usagi Tsukino, ou Serena, como é conhecida na América) é uma super-heroína japonesa criada em 1991 por Naoko Takeushi e personagem de mangás, séries de animação e ação viva, filmes de longa-metragem e óperas. Conhecida também como a Princesa da Lua Branca e a Guerreira do Amor e da Justiça, representa uma diferença radical em relação aos atuais super-heróis norte-americanos da Marvel e da DC, que espalham ódio, intolerância e agressividade pelas revistas e pelos filmes. Sailor Moon, cujos poderes são místicos, nada tem de agressiva e violenta e sua principal característica é não odiar os adversários por piores que sejam e lutar por purificá-los sempre que possível. Não luta com golpes ou com raios mortíferos, mas com o poder do amor e da luz.
Como exemplo, segue abaixo uma vinheta curtíssima (menos de 4 minutos) do youtube, pinçada de um episódio da quinta temporada da série original dos anos 90. Está dublada em espanhol sob o título “La derrota da Reina Neherenia”. Esta personagem, Neherenia, é a Rainha das Trevas e da Lua Negra, poderosa e implacável inimiga de Sailor Moon, que desce à Terra pretendendo dominar o nosso mundo. A luta com Neherenia estende-se por dezenas de episódios, a vilã pinta e borda, faz a heroína sofrer muito. Seus poderes incluem surgir pelos espelhos a partir de seu espelho maligno, e dominar as mentes das pessoas pela indução de pesadelos. A vinheta em questão passa-se após Neherenia perder em todas as instâncias. Seus capangas foram purificados por Sailor Moon e ela própria, cercada pela heroína e sua equipe, e reduzida à impotência. Nesse momento, tendo a vida da cruel inimiga em suas mãos, Sailor Moon, em vez de matá-la, oferece-lhe o perdão e a redenção. Vejam abaixo.
Sailor Moon é propriedade da autora Naoko Takeushi e, para publicações, da Editora Kodansha, e para filmes, da produtora Toei.

Clique no endereço abaixo para assistir o video



https://www.youtube.com/watch?v=p6RJXdqOqTo