O amor

O amor é um sentimento de paixão, afeição, ligação com outra pessoa, ou outras pessoas. O amor pode ser manifestado de várias formas e por várias pessoas. Ele pode ser entre casais, pais, filhos, irmãos, amigos, animais, plantas. Podemos sentir amor até mesmo por coisas, como por exemplo, um livro. Podemos ter um amor saudável, um amor conturbado, um amor amigável, um amor apaixonado, afetivo, engrandecido. Enfim, o amor é o mais sublime e poderoso sentimento que uma pessoa pode possuir.

Quando temos amor somos capazes de realizar coisas que jamais imaginamos que poderíamos ou que um dia pudéssemos fazer. É impressionante como esse sentimento muda as pessoas. Assim como o sentimento de dor. Uma situação que cause um grande sofrimento a alguém pode fazer com que essa pessoa seja completamente mutável pelos próximos anos, poderá trazer alteração severas e extremas. Junto com o sofrimento vem o crescimento, a experiência, os questionamentos. O mesmo acontece com o amor.

Quando amamos uma pessoa um sorriso basta para que vibremos pelo resto do dia, para nos deixar estonteados de alegrias e para nos dar uma boa noite de sono. Alguns pequenos gestos que geralmente não são observados pela maioria de nós podem ter um significado maravilhoso nas nossas vidas. E isso possui um valor gigantesco quando perceptível. Estamos sempre cegos pela correria do dia a dia, é o trabalho, a casa, os estudos, os filhos, os amigos, o mercado para fazer, a prova para estudar, dentre tantos outras tarefas que consomem nosso tempo e sugam nossa energia. Não conseguimos parar no transito para admirar o por do sol. Ou para sorrir a uma criança, ou para perceber o quão importante é estar dirigindo ao lado de um amigo. E muitas vezes são essas pequenas coisas que fazem a diferença.

Quando amamos verdadeiramente e temos tempo para esse amor, pequenas coisas tornam-se mais fáceis de serem percebidas , e sempre que estou perto de alguém que amo a ambição que me domina é de não fechar os olhos, não tenho interesse de perder um minuto se quer. Não quero perder nada. Sabemos que nada dura para sempre, então cada minuto é preciosos demais. Aquele abraço apertado deve durar o tempo necessário de agradecer a pessoa abraçando e tempo suficiente de tentar passar a ela aquele calor, aquele afago, aquele carinho. Um beijo é mais do que parece. Um beijo é querer encostar com os lábios na pessoa, para sentir sua pele, sentir sua energia, seu calor sua amabilidade.

Algumas vezes passamos por situações as quais não sabemos se vamos conseguir superá-las, ou alcançar nossos escopos, e às vezes fraquejamos. Isolamos-nos. Tememos o mundo, e a todos. Escondemo-nos em um casulo formado pela imaginação amedrontada de nosso cérebro. Nos seqüestramos. Pensamos que rever os amigos, ou encontrar pessoas irá explicitar todas as nossas tristezas, apontando aos outros nossos fracassos. Preferimos ficar sem ninguém, ou apenas estar com a pessoa que “mais amamos” isso vale para um animal de estimação também. Estamos afogando o amor e espalhando nossa vulnerabilidade. Nesse momento, nem percebemos o que estamos perdendo. Não prestamos a atenção. O espiral do pânico envolve nosso corpo e dificilmente saímos ilesos de lá. Não sabemos por quanto tempo seremos ágeis e fortes, mesmo com tanto amor, não sabemos se não desistiremos e iremos embora. Mas, temos certeza que o amor está lá, e esse que segura todas as pontas, e que retira os ovos de baixo dos nossos pés. A cada dia nos damos conta que somos capazes de irmos além, que o amor nos faz ir além. E continuamos a caminhada, mesmo que ela continue turva e sinuosa. O amor é capaz disso. Mas nunca devemos esquecer o amor mais importante, o amor próprio. Amor próprio não é sinônimo de narcisismo. Amor próprio faz com que as pessoas ajam positivamente, é ter controle emocional, tentar compreender os outros, sempre que puder estar de bem com o mundo e com a vida, nada de guardar raiva ou rancor. Amor próprio é ter disponibilidade para perdoar. É ser corajoso, possuir confiança e segurança para que se tiver que recomeçar, poder fazê-lo. O amor próprio que dará o caminho, a segurança e a direção para todos os outros.

SILVIA F SOUSA
Enviado por SILVIA F SOUSA em 28/12/2018
Código do texto: T6537085
Classificação de conteúdo: seguro