_NEGRA LÁGRIMA_
" Um pierrô apaixonado//Que vivia só cantando
Por causa de uma colombina//Acabou chorando..."
( Noel Rosa)
_______________________________________
Bela colombina
no salão dançando
Bem sabe da graça de sua figura.
Enamorado pierrô
ao redor girando
desprezado, em sua quimera pura.
Tola colombina,
suspira por arlequim.
Serpentinas desenrolam o drama no ar.
Faz-se o triângulo
ao som dos tamborins.
Ardiloso arlequim, vem colombina roubar.
Tímido pierrô,
coração de palavras mudas.
Colombina ignora o verdadeiro amor.
A tristeza
em meio à alegria circula.
Lágrima de pierrô é confete de dor...
_________________________________________________________
Poema inspirado na poesia "Carnaval", do talentoso Fábio Brandão, e na famosa marchinha carnavalesca "Pierrô Apaixonado", de Noel Rosa. A ambos presto esta homenagem.
N.A. Tais tradicionais figuras carnavalescas remontam ao século XVI, na Itália. Pierrô, Colombina e Arlequim eram personagens de teatro popular, representado nas praças das cidades italianas, com danças e cantos, e também por saltimbancos que utilizavam suas carroças como palco. Em tom de comicidade, o enredo era representado. Pierrô ("Pedrolino", seu nome original), Arlequim (mau-caráter, fanfarrão) e Colombina (bela, refinada) eram serviçais do mesmo patrão aristocrata, e vivem densa trama amorosa.
PIERRÔ, o mais humilde deles, tímido e puro, fabricava pães. Usava roupas molambentas, feitas de sacos de farinha, o rosto pintado de branco (a farinha) e a boca vermelha aumentada por maquiagem (às vezes, os lábios do ator eram realmente cortados horizontalmente). Sua aparência inspirou os palhaços até hoje. Sentia uma paixão não correspondida pela colombina.
COLOMBINA, dama-de-compania da filha do patrão, assimilou a elegância aristoctrática. Ela apaixona-se pelo ARLEQUIM, fanfarrão e mulherengo, que usava roupas com desenhos de losangos.
Tais personagens foram introduzidos na Comédia Francesa no século XIX, e Pedrolino recebeu o nome francês "Pierrot". O dramático triângulo amoroso (com muitas versões) se destacava na trama. Ao final, Pierrot ostentava uma lágrima negra pintada sob o olho. Em algumas versões, a colombina finalmente abandona arlequim e apaixona-se por pierrô.
No Brasil, são populares fantasias de carnaval. Na Itália, inspiram belas máscaras do carnaval de Veneza.
Pesquisa: Google
_______________________________