SEM RIMA 121.- ... Afrodite ou Vénus? ...

Segundo a wikipédia, "Afrodite [...] é a deusa do amor, da beleza e da sexualidade na mitologia grega. Sua equivalente romana é a deusa Vênus. Historicamente, seu culto na Grécia Antiga foi importado, ou ao menos influenciado, pelo culto de Astarte [Filha de Baal e irmã de Camos, deusa da lua, da fertilidade, da sexualidade e da guerra], na Fenícia.

"De acordo com a Teogonia, de Hesíodo, ela nasceu quando Cronos cortou os órgãos genitais de Urano e arremessou-os no mar; da espuma (aphros) surgida ergueu-se Afrodite.

"Por sua beleza, os outros deuses temiam que o ciúme pusesse um fim à paz que reinava entre eles, dando início a uma guerra; por este motivo Zeus a casou com Hefesto, que não era visto como uma ameaça. Afrodite teve diversos amantes, tanto deuses como Ares quanto mortais como Anquises. A deusa também foi de importância crucial para a lenda de Eros e Psiquê, e foi descrita, em relatos posteriores de seu mito, tanto como amante de Adônis quanto sua mãe adotiva. Diversos outros personagens da mitologia grega foram descritos como seus filhos.

"Afrodite recebe os nomes de Citere ou Citereia (Cytherea) e Cípria (Cypris) por dois locais onde seu culto era célebre na Antiguidade, Citera e Chipre - ambos os quais alegavam ser o local de nascimento dela. A murta, pardais, pombos, cavalos e cisnes eram considerados sagrados para ela. [...] Já os filósofos áticos do século IV a.C. viam de maneira separada a Afrodite Celestial (Afrodite Urânia) e seus princípios transcendentes e a Afrodite comum, do povo (Afrodite Pandemos).

"Possuía um cinturão, onde estavam todos os seus atrativos, que, certa vez, a deusa Hera, durante a Guerra de Tróia, pediu emprestado para encantar Zeus e favorecer os gregos."

Perante tamanha pessoa divina

cheia de graça e beleza,

que podemos dizer as pessoas

humanas, mortais e feias talvez...?

Não direi de mais, porque hoje

reparo apenas no nascimento

ou aparição marítima da deusa

e mais nesse cinturão, sumário

de todas as suas belas seduções.

Se a deusa do amor e do sexo surgiu

das águas espumantes do mar,

infiro (e não por lógica cartesiana)

que os amores humanos, se amores,

hão de ser aquosos ou pelo menos

espumantes e humedecidos.

Se o cinturão de Vénus compendia

as suas seduções divinas

e eficazes até alcançar ao Zeus,

deus máximo e senhoreador

multiforme das mulheres todas,

divinas e humanas... Se tal

é o poder do cinturão venusiano,

devo concluir que mais feiticeira

(para o varão pudente)

tem de ser a mulher com cinta

do que a desnuda e livre.

Se eu errar nestas deduções,

arrepender-me-ei

ante a deusa Cytherea.