CHUVA DE ESTRELAS DRACONÍDEAS FILHAS DE DRACON
Do céu explodiram estrelas cadentes
filhas de dracon
o dragão alado do desejo
deixando rastro de poeiras cósmicas
(em ti)
e tu inquieta querias vê-las
mas a Lua Cheia enciumada tapou-as
com o seu manto de luminosidade
roubada ao Sol
que dormia a sesta noturna
pois de dia trabalhava
pra aquecer os amantes sensíveis
com a luz do Amor
dando vida ao mundo!
Poema de Lux Solar 7 outubro 2011
------------------------------------------------------------------
Algumas fontes de astronomia:
“10 chuvas de meteoros em 2011
1. Draconídeas, um dilúvio de meteoros
As Draconídeas geralmente são consideradas como um fenômeno de menor importância, pois a quantidade de estrelas cadentes varia muito. Nesse ano de 2011 essa chuva deverá ser especialmente violenta, com até 750 meteoros por hora. Um evento tão intenso que a NASA começou em 2010 a avaliar os riscos para seus trabalhos na órbita da Terra.
A Estação Espacial Internacional e o telescópio Hubble poderão ser redirecionados para evitar impactos e cientistas estão fazendo planos para o caso dos meteoros danificarem satélites ou naves espaciais.
O evento começará no dia 6 de outubro e terá seu fim no dia 10 do mesmo mês, atingindo a Terra com maior força no dia 8, muito perto de Lua Cheia.
Como regra geral para todas as chuvas de meteoros, os melhores locais para apreciá-las são as regiões rurais, longe das luzes dos carros e da iluminação dos edifícios.
Se você tiver interesse em acompanhar as chuvas com toda a beleza que elas têm a oferecer compare os preços de vários modelos de telescópios. Quem tem a sorte de possuir um telescópio pode observar até mesmo os meteoros mais fracos em toda a sua passagem pela atmosfera.
Em grande parte das vezes quando alguém tem a sorte de ver uma estrela cadente, isso acontece de relance pelo canto do olho e quando nos damos conta ela já se foi e é tarde demais para fazer o pedido. Talvez em 2011 com tantas chuvas de meteoros nós possamos arrumar um tempo em nossas vidas agitadas para fazer uma pausa e admirar o céu, nem que seja por alguns poucos segundos.”
#REF
Fonte: http://listmoor.com/astronomia/chuva-de-meteoros-2011/
Outras fontes:
“4 aplicativos para ver as chuvas de meteoros”:
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/4-aplicativos-para-ver-as-chuvas-de-meteoros-08102011-12.shl
Chuva de Estrelas Outubro 2011 Dracónidas
http://aia2009.wordpress.com/2011/10/08/chuva-de-estrelas-outubro-draconidas/