MEUS CAMINHOS DE CORAÇÃO
Foram muitos acontecimentos nessa nova etapa de minha vida. Mudanças que me fizeram refletir em toda a minha existência. O afastamento dos meus filhos, a distância dos meus netos e a ausência de grandes amizades...
Muita coisa saiu de improviso. Coisas que eu nem pensei que iriam fazer diferença. E a minha mente ficou aturdida no meio das circunstâncias...
O pedido de divórcio veio para mim com milhares de conceitos contrários. Eu jamais pensei que um dia iria enfrentar tamanha condição. Porque na pele dos outros não é sentido com a potência do desfecho, mas na nossa pele é algo que implica os mais adversos sentimentos.
Nada fácil executar uma separação, mesmo nos dias de hoje, que seja pelos meios legais ou pela força da lei.
Quando ela acontece o mundo desaba e por mais que sejamos fortes, a voz da consciência não facilita as regras para que possamos nos sentir em paz.
E todo o passado retorna. Momentos bons e maus. Ficamos pesados... querendo muito fugir para algum lugar que nos livre de toda essa situação.
Um dia eu ousei pensar que, casamento era algo indestrutível.
Vi muitos casais dispersos e achava que, tudo fazia parte da falta de bom senso. Que bastaria uma medida decisiva para refazer o relacionamento e recomeçar a vida na ordem de uma confiança maior.
Fui crítica quanto à teimosia de permanecer separados.
Agora vivo o mesmo drama. E o que sinto é de uma profundidade sem tamanho.
Preciso caminhar em frente, tendo que ser corajosa quanto a algumas condutas e nem posso me emocionar com a questão em si, pois de mim pessoas dependem para exprimir sentimentos verdadeiros.
Ainda tenho tempos difíceis. Pois nasci pra ser mãe e é no ser mãe que eu sempre me apoiei. Posso nem ter sido a melhor mãe, mas amei como uma loba os meus filhos e também os filhos que me adotaram como mãe.
Contudo, fui forçada a fazer uma distinção clara e nítida sobre o que estive vivendo e o que gostaria de experimentar.
Então, há alguns anos, construí meu castelo de sonhos. Numa agenda escrevi minha realidade e as sugestões do meu imaginário. Sempre que possível eu lia aquelas falas, acrescentava outras... e armazenava no inconsciente o que no mundo físico ainda não possuía.
Cheguei a comunicar muitas vezes com o meu ex-cônjuge que, sentia a necessidade de ter ao meu lado alguém, com mais de oitenta anos de idade. Ele ria e eu completava, ainda vou te ver com uma garota e aí você vai perceber que tudo é possível ao que crê.
No momento atual tudo se efetivou exatamente como eu previ. Estou ao lado de um bom homem, cuja idade é de oitenta e dois anos e o meu ex-cônjuge está com uma mulher de vinte e quatro anos. Coincidentemente a diferença de idade entre ela e ele, entre eu e o meu amado é aproximadamente de trinta e dois anos.
E olha que o meu ex-cônjuge ria muito quando conversávamos e o assunto se referia à separação e a adição de mais alguém em nossas vidas.
Como a vida é?... ontem estávamos juntos, porém mais distantes do que agora. Hoje estamos separados e não nos magoamos mais. Também, amadurecemos em muito pouco tempo.
Até já aconteceu algo de muito extraordinário entre nós. Ele me ligou para que eu tivesse uma conversa sincera com sua nova mulher. Eu tive e para mim o mais incrível de tudo é que foi um bate-papo normal e fundamentado em vê-los mais felizes do que antes.
Vejam só... tivemos a crise da não aceitação. Palavras cortantes foram dirigidas... e eu confiei em Deus e a ele entreguei o meu destino. E Deus fez a diferença porque abrandou a tempestade e colocou no meu caminho um homem de coração bom e de um amor intenso.
Ah! Como eu gostaria de virar a página do livro... de abraçar meus filhos e netos e acabar com a saudade tão definida de distâncias.
Ainda me sinto confusa com referência a muita coisa: o divórcio que ainda não saiu; a incerteza de um lar; a falha na comunicação com dois de meus filhos e as lembranças tão recentes de muito sofrimento a dois.
Porém, estou de bem comigo mesmo. Fiz a coisa certa ao sair de casa, quando meu coração gritou alerta de um novo sentimento. Estou amando! Sei que vale a pena e ao meu amado, sinto ser parte da profecia que sempre me foi revelada em escritos e sentimentos.
Esse amor é o que tem me dado força para continuar. Mas ainda me falta o carinho e o aconchego dos meus filhos, falta o cheirinho e o sorriso dos meus netos e netas. No mais, tenho tudo e sei que com Cristo ainda terei muito mais.
Eu confio na providência divina. E acredito que muita coisa boa ainda está pra chegar no meu mundo.