A docência está no sangue (Professores)
É paixão e está no sangue com certeza.
Nasci numa família de professores, minhas tias e tios eram professores, na escola eu era conhecida como a “sobrinha da Professora Helena” e por conta disso eu tinha que andar na linha para zelar o meu nome e o dela.
E eu saí diferente de tudo o que tinha na minha família, quando criança gostava de ler as bulas dos remédios e de fazer curativos nos gatos, gostava de desenhar fachadas de casas e fazer plantas internas de residências, mas sempre me recusei a seguir os passos da docência.
O tempo passou, muitas coisas aconteceram, e fui parar na adminstração, e depois de um certo tempo consegui chegar na minha área tão querida, a saúde.
Mas, um dia no meu curso de técnico de enfermagem eu fui escolhida para apresentar um trabalho sobre Choque Anafilático, nunca havia encarado uma sala e muito menos sabia por onde começar, então fiz o seguinte pedi a bibliografia onde poderia pesquisar, tracei o que queria atingir, o objetivo, o que teria que explicar antes para poder chegar no meu assunto, fiz um esquema, o conceito, os sintomas e sinais, a intervenção e a prevenção, incidência e gráficos com os casos mais comuns, consultei alguns alergistas sobre o assunto e um cirurgião vascular, fiz as transparências e fui para a apresentação.
Peguei o pincel e fiz o esquema da alergia na lousa, coloquei as transparências que eu nem olhava, pois sabia o que estava escrito lá e falei por vinte minutos explicando o meu assunto, percebi todos os olhos e ouvidos atentos a minha explanação , não fiquei nervosa, não tremi, nem fiquei insegura no que eu estava falando, afinal eu havia estudado muito!
Então descobri que estava no sangue, no DNA, o gene da docência, hoje faço uma disciplina chamada Didática para a saúde e quando fui aprender os passos para um plano de aula percebi que o trabalho feito anos atrás seguiu a mesma orientação do que eu aprenderia hoje, sem teorias, nem explicações, eu neguei a profissão mas ela sobreviveu dentro de mim e quando me formar farei parte da docência com toda certeza.
A todos os professores seja lá de que disciplina for, meus parabéns! vocês são maravilhosos, quem adota a profissão neste pais trabalha por amor, pois sabemos que o retorno financeiro é pequeno, mas o prazer de ensinar é enorme.
Jane Eyre
Acadêmica de Enfermagem
Técnica de Enfermagem
Futura Professora da Universidade Federal do Amazonas - UFAM