Ágape

 

Sabe aquele sentimento,

Que você carrega dentro do peito

Que lhe parece inexplicável

Por sua grandeza e contexto

É um sentimento que não visa os prazeres da carne,

Nem a satisfação pessoal,

É um sentimento incrivel fora do normal

Ágape seria o nome ideal 

Para este amor, que sentimos um pelo outro!

 

O que é Ágape: De acordo com as religiões.

 

Ágape significa amor, é uma palavra de origem grega. Ágape pode ser o amor que se doa, o amor incondicional, o amor que se entrega. A expressão ágape foi usada de várias maneiras diferentes entre os gregos, em passagens da Bíblia, em cartas, em correspondências entre amigos, era usado, da mesma forma que nos dias de hoje, se usa no início de um texto a palavra "prezado".

 

O termo foi muito utilizado na Grécia antiga pelos filósofos, como Platão, significando o amor a uma esposa, ou esposo, ou amor às crianças, aos filhos, a sua família e ao trabalho.

 

Ágape foi um termo muito utilizado pelos escritores cristãos, e aparece bastante nos textos do Novo Testamento, onde há muitas definições e exemplos de ágape, o amor filial, o amor entre os cônjuges, e o amor de Deus para com todos os seres. Nos Mandamentos, o termo aparece no começo de cada sentença: Amar (ágape) a Deus sobre todas as coisas. No Sermão da Montanha o termo também é referido desde a primeira sentença. O Papa Bento XVI também utiliza o ágape, em sua encíclica “Deus caritas est”, lembrando que o amor oblativo é aquele que procura o bem e a paz para todos os seres humanos.

 

Ágape era também a primeira refeição que os cristãos dos primeiros séculos faziam em comum. Um banquete de confraternização.