O Homem e a Rosa
O Homem e a Rosa
Raimundo Soares de Andrade
Certo dia, um homem, andando por um caminho, viu à beira da estrada, solitária, uma bela rosa vermelha. Admirado com sua beleza e perfume, ele chegou bem perto e procurou segurá-la com suas fortes mãos. Mas, ao pegá-la pelo seu caule foi surpreendido por um pequeno espinho que lhe feriu provocando um leve sangramento. Parou por um instante e começou a refletir: Quanta leveza, quanta beleza, quanto perfume, quanto amor, quanta suavidade. Mas, pra que ferir assim?
Na verdade, esse ferir, foi apenas sua autodefesa. Os espinhos ferem, mas a protege.
Assim também é o homem:
Quanta leveza, quanta beleza, quanto perfume, quanto amor, quanta suavidade. Se bem que em muitas das vezes os outros conseguem ver apenas a sua robustez, sem beleza, sem leveza, sem amor, sem perfume, sem suavidade. Assim, os seus espinhos se tornam maiores que todas as suas características positivas e o sangue que surge após ferir alguém, o tornam simplesmente um Homem, robusto como um caule seco.
A rosa encanta. O homem surpreende
A rosa exala perfume. O homem, amor.
A Rosa é cheia de significados. O homem é uma incógnita, um mistério a desvendar.
A Rosa vermelha expressa paixão, amor, respeito, adoração. O homem é tudo isso e um pouco mais.
A Rosa cor de rosa simboliza gratidão, agradecimento. O homem generoso surpreende em graça.
A Rosa branca trás reverência, segredo, inocência, pureza e paz. O homem busca dentro de si mesmo e do Deus criador, a perfeição que pode aproximar todas as pessoas.
A Rosa amarela provoca a felicidade. O homem realiza a felicidade e a deixa transparecer de tal forma que não se pode explicar, mas sentir.
A rosa violeta significa calma, autocontrole, dignidade. O homem procura encontrar em cada momento de sua vida, o seu próprio ser, o seu autodomínio e a sua honra.
Ambos, a flor (rosa) e o homem, são muito parecidos. A palavra de Deus os coloca no mesmo patamar:
Seus dias são muito parecidos: Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce. Salmos 103:15.
Nascem, vivem e morrem. Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; 1 Pedro 1:24
O homem e a rosa, a rosa e o homem. Quem pode decifrar? Basta apenas aceitar, amar, viver, ser.
Foto usado com permissão: Jonas Kaiber
Conheça outros trabalhos do autor : Raimundo Soares de Andrade
Meu blog pessoal : prrsoares