Carnaval 2021
Período festivo convidativo a bailes, desfiles carnavalescos, e adoção de trajes e personalidades diferentes do habitual.
Um momento cultural sem igual que a cada ano muita criatividade e muitos empregos são gerados.
Muita euforia e muita alegria nas avenidas do samba, no coração das pessoas que pensam em se divertir e espantar as dores, as dificuldades e as tristezas.
Não há quem não se emocione com o colorido das fantasias, a expressão nítida de muitos sorrisos verdadeiros de felicidade por estarem vivendo a liberdade de dançar e de compartilhar só alegria.
Carnaval é um festival do cristianismo ocidental que ocorre antes da estação litúrgica da Quaresma.
O Carnaval é tradicionalmente usado para comemorar a vida e ser sentida com intensidade além da carne só com a espiritualidade.
E neste momento ele se recolhe, com base em um único tema a não aglomeração, a pandemia tomou conta e fechou as portas deste momento tão comemorado; não tem idade, não tem cor e não tem classe social. Sem discriminação, uma festa voltada para o amor pelo samba, por temas críticos uma união popular que se comunica através da imagem e da euforia por esta tradicional festa tão esperada.
Não podemos perder as esperanças, a melodia de novos dias, o carnaval vai voltar, como ao normal nossas vidas irão também.
Dançando e cantando mandamos a tristeza embora, desde que o samba é samba , a vida é assim!
Solidão apavora, tudo demora mas retorna.
Cantando eu mando a tristeza embora!
O samba é pai do prazer.
Temos que viver e pensar que tudo vai passar, temos que, mais do que nunca, nos abraçar por esta causa e combater unidos, com base na ciência, na vacina, este vírus que não sabe sambar e não é nada feliz.
O carnaval é saúde, está dentro de nós, na solidariedade, no compasso e na diversidade.
No amor com paixão e com o coração.
O carnaval está dentro da gente!
Silvana Amato
Fevereiro/2021