GLORIOSA!!!

SONETO PARA SÃO PAULO:

Vinte cinco De janeiro

Data ficou na história

Por um povo hospitaleiro

É festejada com glória

Vinte cinco de janeiro

Dia de tantas histórias

Tua beleza por inteiro

Passagens compulsórias

Metrópole que abraça

Cidadãos de todo mundo

Não causam muitos estorvos

Tua fama é bem notória

Essa garoa que infinita

Desenha eterna história...

LMBLM

*****

O Aniversário de São Paulo é comemorado em 25 de janeiro.

Esta data é um feriado municipal na capital paulistana.

O dia 25 de janeiro foi escolhido em homenagem à fundação do Colégio dos Jesuítas, considerado o marco zero da maior capital brasileira.

No dia 25 de janeiro de 1554, os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o colégio que seria o centro de educação e formação dos indígenas para se adequarem ao modo de vida dos jesuítas.

Todos os anos, a prefeitura da cidade de São Paulo promove várias atrações para celebrar o aniversário da cidade, em todas as regiões da metrópole.

Shows ao vivo, exposições artísticas, circuitos culturais são alguns dos exemplos de programas que os paulistanos e turistas podem experimentar durante os dias festivos do aniversário de São Paulo (normalmente entre os dias 23, 24 e 25 de janeiro).

Algumas pessoas aproveitam esta data para realizar atividades de conscientização sobre os problemas sociais, ambientais e de infraestrutura que a capital paulista enfrenta. A escassez de água potável e a poluição do ar são alguns exemplos dessas crises.

São Paulo é a experiência mais violenta e eficaz para alguém aprender o que é o mundo só de pegar o metrô da Sé ou passar o domingo na feirinha da Liberdade.

A gente amadurece dez anos em dois. A cidade te atropela, te mastiga e engole. A gente fica sem ar e nem é da poluição. Percebemos a pequeneza que somos diante daquela enormidade. Daí vem alguém que te abraça, te chama para ir à casa do amigo do amigo do amigo, que te recebe como se te conhecesse desde a infância e em cinco minutos vocês se tornam amigos para sempre.

De verdade. Tão amigos que se matam porque um quer a cidade mais colorida e o outro mais cinza. Mas esse já é outro problema. O que importa é que em São Paulo você sempre vai receber uma mensagem com o endereço e o horário da festa, e nunca mais se sentirá sozinho no meio da multidão.

Que problemas bons para ter, que brigas ótimas para entrar.

E a gente aprende a ver beleza onde só havia caos. E só havia caos. Na metade dos anos 1990, quando me mudei para São Paulo, só havia caos, cinza e pichação. E São Paulo era uma das cidades mais feias do mundo. E eu já sabia disso sem mesmo conhecer nada do mundo, porque, como já falei, São Paulo é a experiência mais violenta e eficaz para quem quer meter o nariz nessa coisa chamada mundo.

LMBLM

*****

Luiza De Marillac Michel
Enviado por Luiza De Marillac Michel em 24/01/2019
Código do texto: T6558386
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.