SALVADOR, CIDADE FACEIRA
Salvador, cidade faceira
Desejar parabéns pelos seus 462 anos é pouco para a mais bela entre a mais belas capitais do Brasil. Primeira capital e todos nós nos rendemos homenagem, pela cidade,fundada em 29 de março de 1549, por Tomé de Souza, que nascia para ser grande, já que Tomé de Souza já tinha definidas as diretrizes e, incluisive, uma planta para a ligação entre a metrópole, Portugal, sua colônia no mundo, o Brasil.
A cidade surgiu e tornou-se rapidamente sedutora e faceira com suas paisagens exuberantes. bela e fascinante, mesmo diante dos seus contrastes, continua atraindo olhares de todas as partes do mundo, que admiram a Baía de Todos os Santos, o Elevador Lacerda, o Farol da Barra, a Lagoa do Abaeté, o Pelourinho ( com sua aparência secular, seus becos e ruas que guardam mistério e muitas histórias), o Mercado Modelo e outros belos lugares que já nos séculos atrás já fascinavam e já era cantada em prosa e verso por Gregório de Mattos, Manuel Botelho, Gilberto Freire, Castro Alves, Artur Salles e outros.
Salvador, cidade multifacetadas, que soube se impor pela sua cultura popular, pela sua singularidade e pela sua religiosidade. a cidade que foi mais que planejada, pois afinal tornou-se, no imaginário do mundo um lugar completamente ímpar.