Grande Lua prateada do dia 15/11/2016 e redação: Um Mundo de prazer e desafios J B Pereira

Apocalipse 12

" 1 Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.

2 Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz.'

________________

Poesia

LUZ PRATEADA EM PIRACICABA

Prateada, sol da noite, lua fascínio da natureza exaltada;

Por ti, elevo hinos e odes em clamores,

nesse dia de banhos de mar de luares, entre amores e solidão,

junto ao salmo meu coração e ao Criador,

meu obséquio nesse instante,

em que de repente tudo é magia e pernoite

de um santuário verão e cor e tons e ruídos -

lá e,m cima apenas o disco luminoso de utopia e doxologia

a vida se torna uma astronomia

de infinito sentidos e humores...

E o sol além, você, minha lua, aqui comigo, aquém...

_________________________________________

"Noite de Super Lua. Há quase 70 anos que não víamos a lua assim..."

"Nasceu às 17:50 e é a maior Super Lua desde 1948. Não haverá outra assim até 2034. Mas o que é este fenómeno que nos põe a olhar para o céu?"

http://www.dn.pt/sociedade/interior/hoje-e-noite-de-superluaha-quase-70-anos-que-nao-vemosa-lua-assim-5496677.html

______________________________

REFLEXÃO DIÁRIA: 05 DE NOVEMBRO DE 2016

Nossas vidas são mudadas por aqueles que nos amam e por aqueles que se recusam a amar-nos. Dou aulas na Loyola University de Chicago. Interesso-me particularmente por dois tipos de alunos. Procuro os que parecem precisar de ajuda especial, mas também presto muita atenção nos que estão bem. Tenho tanta vontade de conhecer as fontes da saúde e da felicidade pessoal quanto as fontes da desgraça e da destruição humanas.

Há alguns anos, uma jovem matriculou-se no meu curso e parecia a personificação da saúde. Tinha uma atitude maravilhosa em relação a tudo e a todos. Um dia, quando estava saindo da classe, perguntei-lhe: “Noreen, como conseguiu ser como é?” Ela sabia que era um elogio, e respondeu: “Como quer que eu seja, é por causa da minha família. Tenho uma família maravilhosa. Você vai ter de conhecê-la algum dia”. Aceitei com a maior alegria.

O momento era de festa, uma comemoração. Eu sentia a atmosfera contagiante de afirmação em toda a parte. Todos pareciam apreciar e afirmar os demais. A verbalização das mensagens trocadas de várias formas seria: “Você realmente conta. Quando entrou nesta casa, vi que era especial. Todo mundo é especial”. Foi uma bela experiência. Saí me sentindo com dois metros de altura. Quando estava indo embora, disse aos pais: “Vocês estão fazendo uma coisa incrível em sua família. Estou muito grato por ter tido uma experiência como a de hoje à noite”. O pai de Noreen respondeu com modéstia: “Bem, estamos fazendo tudo o que podemos. Sabe, o que digo a essas crianças? Digo que não temos muitas outras coisas, que nós somos a riqueza dessa família. Nós”.

Saí pensando? “Você tem razão, Noreen, é a sua família!”

Texto de Families (Famílias)

__________ minha redação

Um Mundo de prazer e desafios

J B Pereira – 15/11/2016

A gente muda: o corpo e amigos também! Será para melhor? Sim e não: depende de cada ponto de vista. Depende de sua idade, afetividade, desafios, buscas e profissão e visão de mundo e autoestima. A biologia age e a sociedade interage com a gente. O futuro é uma expectativa e sonhos, utopias e esperanças que se alimenta do presente e do passado que vamos conquistando com os outros. Somos uma rede e construímos a história sem ter noção.

Cada geração com perfil diferente e sempre sendo questionada de sua competência e possibilidades de dar conta do mundo. Uma pós-guerra, outra da tecnologia, outra antenada com a ciência, outra com a arte e ficção. A música e a arte as ligam entre si; o desejo de ser feliz vai variando de cada avanço do mundo. São mentalidades contraditórias e inter-relacionadas necessariamente. Viver é instigante, angustiante, uma aventura, uma trepidação, “é preciso saber viver”

Os hormônios agem e reagem junto com o ambiente e as provocações do mundo em que vivemos. Show, descarte, solidariedade, mudanças climáticas, fobias, violências sociais, desemprego, política, o universo nessa velocidade, “eu nesse mundo assim” .

São idiossincrasias concomitantes e contraditórias de territoriedades em expansão e fronteiras abrindo e fechando na globalização local. Temporalidades e espacialidades à frente e legados de épocas que se encadeiam na formatação ou um quebra-cabeça sempre inusitado e desigual. O poder e o desejo esbarrando na busca de um equilíbrio tênue e frágil do agora. Projetos em construção de uma juventude e contextos sociais diferentes com demandas diferentes. Oxitocina que nos atrai e projetam à sociabilidade na nossas condição de engenheiros da vida, à busca de afeto, reconhecimento, emulação, prazer, sexo e profissão. Esbarramos entre o ser e o ter, entre o aqui e lá fora, entre capital e trabalho, entre hoje e amanhã, paz e competição, esperança e realização, etc.

E a dopamina é a psicoquímica de quem vai do prazer à obrigação, da aventura à desventura, a esperança à desilusão, da crise à solução, o desejo de alegria e paz, convivência e sensações de nossa espécie ao medo de se frustrar, ir além de si e dos limites, pode ser bom e saudável e, ao mesmo tempo, perigoso e irreversível, nas drogas, alcoolismo e violência de todo tipo.

Essa alquimia e utopia nos emocionam e angustiam em riscos e perigos, em desafios e prazeres, saberes e altruísmo, serenidade e alienação, consolidação de projetos e vulnerabilidades de "bullying", trotes, mentiras, hipocrisias, rachas, fugas de si, medos, brigas, até brincadeiras de ficar sem ar, abandono e riscos para si e os outros. Ou somos pontos de edificação ou vírus de destruição. Urge ser formador de seu próprio eu e erguer o outro no contrapelo da história. Ser crítico sem deixar de ser ético, ser compassivo sem ser mesquinho, ser do bem, sem dever sua liberdade a ninguém.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 15/11/2016
Reeditado em 15/11/2016
Código do texto: T5824473
Classificação de conteúdo: seguro