QUANDO OS DIREITOS HUMANOS NÃO SÃO RESPEITADOS
homem tem direito ao trabalho, á livre escolha do emprego, á condições justas e favoráveis de trabalho e a proteção contra o desemprego. Todo homem, sem qualquer distinção, tem a igual remuneração por igual trabalho. Todo homem que trabalha tem direito á uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como a sua família, uma existência compatível com a dignidade humana e que se acrescentarão se necessária, outros meios de proteção social. Todo homem tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para a proteção de seus interesses.
Isso é o que está na declaração dos direitos humanos. Porque na verdade, a realidade não é bem essa. O mundo do trabalho evoluiu muito, mas ainda deixa muito a desejar. O dia do trabalhador se comemora, devido a uma manifestação grevista em uma fábrica no dia 1º de maio protestando por maus tratos e reivindicando direitos: redução de jornada, etc...
Houve centenas de feridos e mortos. Esse fato marcou a história no mundo do trabalho que é lembrado mundialmente no dia 1º de maio.
Ainda assim, hoje, com mulheres em universidades em maior número que os homens e se destacando em empresas, ainda há mulheres que ganham menos, fazendo a mesma coisa. Sem contar que algumas mulheres ainda exercem a dupla jornada.
Mesmo com todas as conquistas do século XIX, ainda há trabalhadores sem carteira assinada, trabalho infantil e doméstico com poucos direitos. O fato que leva a isso: salário insuficiente e esmolas do governo, mostrando a mais pura realidade (o retrato da miséria, a desigualdade social.)
... Enquanto isso, o mercado de trabalho fica concorrido mesmo assim, levando desempregados, chefes de família a se sujeitarem a um trabalho informal e a opção por trabalho temporário que pode ser uma boa saída no momento, mas logo passa e vem às dificuldades tudo outra vez.
- ’’ETA. Brasil Bão. Que “não tem pão para sustentar um irmão”.