Práticas Leitoras

As práticas leitoras

Devem fazer parte

Do cotidiano da gente

Ler com prazer os textos

Que circulam socialmente

Penetrar profundo na polifonia de vozes

construir e reconstruir o conhecimento

Com as diferentes linguagens e sinais

Comuns e proporcionadas pelas tipologias textuais

E pelas representações icnográficas

Interligadas as outras mídias digitais o que

Possibilitam de fato

Ler o que se passa no mundo

Nos seus aspectos concretos e virtuais

Ler com criticidade e prazer sim

Ler para melhor aprender,incluir, inferir,reivindicar...

Ler para solucionar, dizer não e sim, melhor liderar

Porque ler e poder são relações intrínsecas

Na sociedade informatizada

Ler e poder são armas valorosas

Na aldeia globalizada

Para os países pobres e para outros

Em desenvolvimento no entanto

A leitura em sua amplitude

Ainda é um sonho a ser conquistado

Segundo Millor Fernandes o livro

É um avanço tecnológico fantástico

Não precisa de fios, pilhas,não causa circuitos elétricos

Não precisa ser desligado...

Contudo, a imagem como linguagem no contexto

É um caro fator e para tanto,a ilustração através da

Internet, ou seja, o computador

Assim como o livro impresso

São instrumentos essenciais no mundo pós-moderno

Do século XXI!

Comenius no século XVII propôs

Estimular de forma simultânea

Vários dos nossos sentidos e recomendou para tanto

A utilização de imagens

Acreditando que dessa forma

Seria melhor para o estudante o processo da aprendizagem

Portanto, a leitura de diferentes formas

Oral, escrita, virtual

Conduz o ser humano a novas leituras de mundo

E novos paradigmas

E não somente ao desenvolvimento intelectual.